Museu do Gaúcho e da Moeda, em Montevidéu
Postado por: Amanda MengerQuem passa pela avenida 18 de Julho, em Montevidéu, pode apreciar uma arquitetura que mescla prédios e palácios da Belle Époque com outros mais contemporâneos. Exemplo disso é o palácio Héber Jackson que abriga dois museus bem interessantes: o Museu do Gaúcho e o da Moeda.
No térreo fica a recepção, no primeiro andar ficam os escritórios da antiga sede do Banco do Uruguai, onde há escritórios, máquinas de escrever, ventiladores antigos e um cofre, além de uma coleção bem interessante de moedas. O funcionamento do cofre é bem mais complexo do que somente rodar os números, como explica a guia que trabalho no local.
Os outros andares são destinados à história do gaúcho, que é o habitante dos pampas brasileiro, argentino e uruguaio, sendo uma mistura dos povos originários destas regiões e dos colonizadores. O acervo é composto por indumentárias, armas (de fogo, boleadeiras, espadas entre outras) e outros objetos da lida no campo.
A visita aos dois museus é rápida, em cerca de 1h30, 2h é possível conferir o espaço. Não muito longe dali está a Plaza Independência e também a Intendência, então é possível juntar este passeio a outros nas imediações. No nosso caso, juntamos este passeio com o Mirante da Intendência em uma mesma manhã.
Serviço
►Site: Museu del Gaucho y de la Moneda
►Endereço: Avenida 18 de Julho
►Ingresso: entrada gratuita
►Horário: das 10h às 16h, de segunda a sexta (no momento, fevereiro de 2020, os museus estão fechados para reforma, ainda não há data de reabertura).
Fotos: Destino Mundo Afora