Alfajor e doce de leite uruguaios

Postado por: Amanda Menger

Argentinos e uruguaios discutem entre si quem faz o melhor alfajor. Nesta disputa, vai muito do gosto pessoal, e acaba sendo uma boa e deliciosa brincadeira descobrir os sabores típicos destes países. Nesta linha, o dulce de leche também tem muitas opções e dificilmente você vai se arrepender do que comprar.  

Pela proximidade do Rio Grande do Sul com os dois países, conhecemos muitas marcas de alfajor e também do doce de leite, pois muitos produtos de lá são vendidos aqui. Uma das marcas mais famosas de dulce de leche, a Conaprole, que é uma cooperativa uruguaia, vendia leite em caixinha e também o doce no RS há alguns anos atrás e ainda é possível encontrar em vários lugares. O Conaprole eu comprei em um empório aqui em Gramado, o dono tinha ido para o Uruguai na mesma época que eu e trouxe duas caixas pra vender aqui. Comprei por R$ 35 o vidro de 450g, achei um preço bem ok.

No Uruguai, compramos o Lapataia e o Granja Colônia, este último só vende no local da produção, uma fazenda perto de Colônia do Sacramento.  Os três são muito bons e eu não saberia dizer qual é o meu favorito. O dulce de leche uruguaio vai bem com bolachas, em bolos, mas principalmente é delicioso para comer de colher. Outra marca famosa de doce de leite é o Narbona, mas acabamos não comprando esse também.

O meu alfajor favorito é o Punta Ballena, que tem esse nome porque a fábrica fica na localidade de mesmo nome, que é próxima de Punta del Est. O Punta Ballena eu conheci quando morava em Santa Catarina, a rede de supermercados Angeloni vende muitos produtos importados e entre eles estes alfajores. Eles têm três tamanhos: o bocadito (que tem um formato tipo um bombom de licor), o alfajorcito, que é o pequeno, e o alfajor que é o grande. E têm coberturas de chocolate branco e chocolate preto. E nesta viagem ao Uruguai, compramos também um que tem morango no recheio e chocolate branco de cobertura. Achei que seria ruim, meio estranho, mas me surpreendi, e é bem gostoso, lembra um pouco o recheio da bolacha Trakinas de morango.

Também experimentamos outra marca que tem vários tipos de alfajor, a Portezuelo, alguns muito gostosos, como o Bocado Black. Compramos algumas unidades de marcas diferentes em uma conveniência: Cofler – Block , Aguila – Minitorta de Brownie, Ricard – Alfa Mania. Destes, os da Portezuelo são muito bons e o Alfa Mania também, com a massa e o doce de leite gostosos, o Cofler e o Aguila tinham a massa muito seca.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao

Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial