Catedral Metropolitana de Montevidéu

Postado por: Amanda Menger

A Catedral Metropolitana de Montevidéu ajuda a entender um pouco sobre a formação e a história da cidade. Localizada na Cidade Vieja, o atual prédio foi construído no local onde se ergueu uma primeira igreja matriz por volta de 1730, e fazia parte do processo de fortificação da região portuária de Montevidéu junto ao Rio da Prata. Na época, Montevidéu era administrada a partir de Buenos Aires, sede do governo do vice-reino do Rio da Prata, parte do Império Espanhol na América.

A construção da primeira igreja contou com a mão de obra de indígenas trazidos das missões jesuíticas do Tape (área entre os rios Ibicuí e Piratini, que pega parte do Uruguai e Rio Grande do Sul). A obra compreendia também a construção do Cabildo (que era o órgão administrativo e legislativo das capitais das províncias dos vice-reinos espanhóis) na praça Constituição. Na época, a igreja foi dedicada à Nossa Senhora da Fundação (hoje uma das capelas da igreja).

Essa primeira igreja ruiu em 1788 e os serviços religiosos foram passados à igreja jesuítica. A construção do atual prédio iniciou em 1790 e foi inaugurada em 1804, ainda sem as torres, concluídas somente em 1818. O prédio passou por modificações em 1858, 1903 e 1940. Ora para modificar o estilo Neoclássico, ora pra retornar a ele (como a construção e depois retirada de uma cúpula, elemento mais presente em obras Renascentistas ou Neorenascentistas).

A igreja é dedicada à Imaculada Conceição e tem dois patronos: São Felipe e São Thiago. Em 1999, a catedral recebeu de volta as imagens dos dois santos, confeccionadas no período colonial e que por muito tempo ficaram expostas no Museu do Cabildo.

Serviço

► Site da Catedral de Montevidéu
► Endereço: Calle Ituzaingó 1373 esquina Peatonal Sarandí. Plaza Matriz/Constitucion, bairro Ciudad Vieja
► Horário: visitas de segunda a sábado, das 9h às 18h e aos domingos, das 10h às 12h30. Missas: de segunda a sábado, às 12h e às 17h, e aos domingos, às 11h.
► Ingresso: gratuito

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao

Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial