Plaza Independência, em Montevidéu

Postado por: Amanda Menger

Um bom ponto de partida para conhecer Montevidéu é a Plaza Independência. A praça é um marco histórico e arquitetônico que une a Cidade Vieja a Cidade Nueva, atual Centro da capital uruguaia. Da antiga muralha que cercou Montevidéu, só resta a porta da cidadela que fica em um dos extremos da praça, e atravessando a rua Juncal começa a Peatonal Sarandí, um calçadão com várias lojas e restaurantes.

A Plaza Independência tem projeto do arquiteto Carlo Zucchi, inicialmente feito em 1837, mas alterado posteriormente por Bernard Poncini, em 1860. Ainda no século XIX, começou-se a projetar um monumento a José Gervásio Artigas, um dos líderes da independência do Uruguai. O monumento de fato foi concluído em 1923, com projetos de Angelo Zanelli e Juan Manuel Ferrari que venceram um concurso, sendo que o Ferrari acabou sendo dispensado durante o desenvolvimento da obra.

Décadas depois, durante a ditadura militar (anos 1970/1980) cria-se o Mausoléu de Artigas, com a transferência dos despojos para uma construção abaixo da estátua. Os arquitetos Lucas Ríos Demalde e Alejandro Morón criaram uma espécie de pirâmide de granito, que permite que a luz do sol chegue a urna onde estão os restos mortais de Artigas.

 

A praça é cercada ainda pela Torre Ejecutiva, onde é a atual sede do governo do Uruguai. Anteriormente, a sede do governo era o Palácio Estevez, hoje um museu dedicado à história da presidência do país. E perto do Palácio Estevez está o Palácio Salvo, projeto do arquiteto italiano Mario Palanti, construído na década de 1920 para ser o prédio mais alto da América do Sul, com 95 metros de altura. Atualmente é possível fazer uma visita guiada dentro do Palácio Salve, o que inclui a subida a um mirante com vista de 360° da cidade. O prédio atualmente é mais residencial, mas também tem um museu dedicado ao tango e lojas no térreo.

Serviço:

► Site do Palácio Salve
► Visitas guiadas: diariamente às 10h30, e nas terças, quintas e sábados, às 15h, 16h, 17h e 18h
► Ingresso: cerca de 250 UYU
► Site da Plaza Independência e Mausoléu Artigas
► Visitas: nas segundas, das 12h às 18h e de terça a domingo, das 10h às 18h.
► Ingresso: gratuito

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao

Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial