Ninfeias Negras e as obras de Monet
Postado por: Amanda MengerA leitura é uma grande oportunidade para viajar, tanto no tempo quanto no espaço. Exatamente por isso, alguns textos nos possibilitam conhecer lugares que queremos muito conhecer ou nos faz relembrar o que já visitamos. Foi isso que aconteceu ao ler o livro “Ninfeias Negras”, do francês Michel Bussi.
O livro foi lançado em 2017 e tem não só como pano de fundo, mas também, de certa forma, como personagem a cidade de Giverny, mundialmente famosa por abrigar os jardins e o ateliê de Jean-Claude Monet, pintor impressionista.
A história é um suspense que começa por conta de um assassinato e os personagens estão relacionados entre si e com as paisagens da cidade e a importância de Monet para a cidade e as artes. Ao terminar o livro tive uma sensação como ao assistir ao filme “Sexto Sentido”, porque ao finalizar a leitura você se dá conta de que várias pistas estavam na sua frente o tempo todo.
A leitura deste livro pode ser uma boa se você está planejando sua viagem para a França e pretende conhecer Giverny. Esse é um passeio que é possível fazer em um bate-volta a partir da capital. Mas não apenas isso.
– Para ir a Giverny: os jardins estão abertos entre o fim de abril e o fim de outubro. A melhor forma de deslocamento é ir de trem. Use o RER-E, com destino a Vernon (linha Rouen), saindo da Gare St.-Lazare, no 9º arrondissement. O trajeto leva cerca de 50 minutos. Chegando a Vernon, você pegará um ônibus para Giverny.
Se você pretende ficar por Paris, há opções para conhecer a obra de Monet:
– Museu de l´ Orangerie: ideal para conhecer a série das Ninfeias. Confira o post sobre o museu
– Museu D´Orsay: ideal para conhecer a obra dos impressionistas, não só de Monet. Confira o post sobre o museu
– Museu Marmottan Monet: local onde está o maior acervo de Monet. Fica no 16ª arrondissement.
Esse foi o segundo livro de Michel Bussi que li. O anterior foi “O voo da libélula”, outro suspense, que trata de um acidente aéreo que teve apenas uma sobrevivente: um bebê e duas famílias se degladiam por décadas para decidir quem de fato é a família da criança. Também vale muito a pena ler o livro. Boa história e narrativa envolvente.
Serviço
►Site Editora Arqueiro
► Site Museu de l´ Orangerie
► Site Museu D´Orsay
► Site Museu Marmottan Monet
►Site da Foundation Claude Monet – Jardins de Monet
Fotos: Destino Mundo Afora
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
Que bacana, lugar lindo