“A Ponte de Londres caiu”: protocolo de morte da rainha Elizabeth II
Postado por: Tatiana Dornelles
A rainha Elizabeth II morreu no dia 8 de setembro de 2022, aos 96 anos, no palácio Balmoral, na Escócia. Ela passou 70 anos no trono, atravessou crises e guerras e virou ícone pop.
De acordo com comunicado oficial, a monarca morreu pacificamente em meio aos familiares. Assim, foi colocado em prática o protocolo “London Bridge” (a Ponte de Londres), que prevê os passos dos primeiros instantes após a confirmação do óbito até a coroação do novo rei.
Saiba como é o protocolo:
1- Com a morte da rainha, a primeira pessoa comunicada é o primeiro-ministro do Reino Unido, no caso, a primeira-ministra Liz Truss. O secretário pessoal da realeza usará um código e dirá: “a ponte de Londres caiu”.
2- Após os protocolos internos da família real, os chefes de estado que possuem relação com o Reino Unido recebem o comunicado por meio de um equipamento específico, em frequência de rádio. Quinze territórios fora do Reino Unido, onde a rainha era chefe de estado, são avisados, assim como as 36 nações de Commonwealth. Esses chefes de estado deverão, após o comunicado, portar uma bandana preta no braço direito.
3- A imprensa será comunicada oficialmente em seguida, enquanto o site do Palácio de Buckingham irá mudar e se tornará uma página com fundo preto e uma mensagem de luto.
4- Um alarme soará na rádio BBC. É um alarme específico, que nunca foi ouvido pela maioria dos repórteres da emissora. Os jornalistas do canal usarão apenas roupas pretas e a marca da BBC deixará de ser vermelha para ficar preta, em sinal de luto.
5- Nas demais emissoras de rádio, a programação será cancelada. No caso das rádios, as músicas devem ser trocada por uma playlist específica, preparada para a tragédia.
6- Todos os trabalhadores poderão voltar para suas casas após o anúncio oficial, com exceção dos que atuam nos serviços essenciais. Em aviões, assim que receberem o comunicado, os pilotos devem informar os passageiros sobre a morte da soberana.
7- O corpo da rainha será levado, após todos os trâmites, para a Sala do Trono, no Palácio de Buckingham, em um caixão que possui tampa falsa. Nesse espaço irão as joias da rainha. No palácio, ela ficará junto de uma mortalha e do estandarte real. Ao lado dos adereços, quatro Granier Guards, tradicionais guardas britânicos, permanecem a postos.
8- O duque de Norfolk assume os preparativos do funeral. Os duques desse condado são os responsáveis tradicionais dos serviços funerários da realeza desde 1672.
9- Todas as partidas de cricket, rugby e hokey são canceladas, assim como corridas de cavalo. Os teatros devem interromper a programação (no caso de a morte ocorrer antes das 16h).
10- No dia seguinte à morte da rainha, exatamente às 11h, Charles será declarado rei.
11- O funeral da rainha ocorrerá após nove dias de sua morte. Esse é o tempo que guardas e padres terão para ensaiar os movimentos e protocolos ritualísticos.
12- Dez pessoas carregarão o caixão da monarca, que deve ser revestido de chumbo, como é costume da família real britânica. O caixão da princesa Diana pesava 250 quilos.
13- A guarda do caixão da rainha deverá ser trocada a cada 20 minutos, por 23 horas. O guarda mais jovem ficará próximo da cabeça, o mais velho, dos pés.
14- A família real espera que ao menos meio milhão de pessoas participe do cortejo fúnebre. Uma procissão deverá acompanhar o caixão até a Abadia de Westminster. Quando o caixão adentrar a porta da catedral, às 11h, todo o país deve ficar em silêncio. Trens deverão interromper anúncios e todos os veículos deverão parar, os passageiros deverão sair dos veículos em sinal de respeito.
15- O funeral terá 2 mil convidados. A imprensa ficará camuflada em simulacros de paredes de tijolos.
16- Por fim, o caixão será levado para o claustro, onde será içado ao jazigo real. Quando as portas da capela forem fechadas para o enterro, todas as transmissões, inclusive televisivas, devem ser interrompidas. Lá dentro, o então rei Charles deverá jogar um punhado de terra vermelha de uma tijela de prata em cima do caixão.
17- Os portões do Palácio de Buckingham serão usados para emitir a notícia da morte e um plantão programado irá alertar a mídia mundial.
18- A nova moeda britânica deverá ser impressa com o rosto do rei Charles. A moeda atual, com o retrato de Elizabeth, será retirada lentamente de circulação. Selos, passaportes, uniformes policiais e militares também serão alterados. Já o hino nacional passará a ser o “God Save the King”.
***
- Precisa de chip internacional para a viagem? Clica aqui!
- Se quiser espiar os pacotes promocionais, entra nesse link.
- Para seguro viagem, acessa aqui agora e faça a cotação.
Fonte: Gazeta Web
Fotos: Divulgação

Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.