Museu do Boi de Mamão, em Tubarão

Postado por: Tatiana Dornelles

O boi de mamão é uma manifestação folclórica típica do litoral de Santa Catarina e é tradição em muitas cidades. Em Tubarão, lembro na infância de assistir a algumas apresentações, mas, com o tempo, não vi mais. Contudo, descobri que há na Cidade Azul o Museu do Boi de Mamão, criado e mantido pelo mestre José Marcondes, conhecido como Zé do Boi.

Como sou professora de Arte e estávamos trabalhando folclore, tradições e festas populares, resolvi levar meus alunos do terceirão (3º ano do ensino médio) da EEB Senador Francisco Benjamin Gallotti ao museu. E o bom é que fica localizado bem pertinho da escola.

O museu conta com um verdadeiro acervo, com fotografias, troféus, quadros, estatuetas, recortes de jornais, bonecos para apresentação de boi de mamão, bem como muita história sobre a tradição e o Grupo Folclórico Beco do Beijo.

Zé do Boi nos recebeu com muito carinho e, antes de entrar, fizemos o ato tradicional de bater o sino e “pedir permissão”. No local, além de apreciar todo o material, Zé do Boi fez um resgate histórico, contando sobre a chegada dos açorianos, da origem do nome “boi de mamão” (a mais aceita é a versão que diz que a cabeça do boi era feita com um mamão verde), sobre as apresentações que o grupo fez na cidade e região, entre outras.

Os alunos ainda puderam montar quebra-cabeças do boi de mamão, criados pelo Zé do Boi. Foi uma interação superbacana!

Além disso, conhecemos a oficina – em anexo ao local -, onde Zé do Boi constrói os bonecos para as apresentações de boi de mamão.

Antes de voltarmos para a escola, eu ainda tive a experiência de dançar o “boi de mamão” com a Bernunça (tem um vídeo com a dança e visita ao museu no meu canal do YouTube)…

Foi uma experiência incrível para mim, que não sabia sobre a existência do museu até então, bem como acredito que tenha sido também para os alunos…

O grupo tem mais de 50 anos e Zé mantém a história viva para as gerações futuras, inclusive com palestras, apresentações e recebendo grupos escolares no local. Pena que, muitas vezes, falta incentivo à cultura por parte do poder público para manter acesa essa chama de resgate histórico-cultural da nossa cidade.

***

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial