Igreja de Santo Inácio de Loyola, em Roma, e os efeitos de ilusão de ótica

Postado por: Tatiana Dornelles

Uma das coisas que você, obrigatoriamente, precisa fazer ao entrar em igrejas ou museus é olhar para cima. Na maioria – para não dizer todas -, você irá se surpreender com obras incríveis, feitas por mestres da arte que hoje são estudadas nas escolas.

Na Igreja Santo Inácio de Loyola, uma das mais visitadas em Roma, na Itália, os efeitos de ilusão de ótica feitos pelo artista Andrea del Pozo chamam a atenção. A cúpula, perfeita, não existe de verdade.

Cúpula apagada

Na época, em pleno século 16, o dinheiro era escasso para a construção de uma cúpula e a solução foi criá-la totalmente em 3D. Aliás, as colunas também são retas, mas o afresco do artista dá a impressão de que elas estão lá mesmo.

Bem, ao entrar na igreja e olhar para cima, toda a ilusão de ótica chama a atenção. No entanto, há um espelho bem no centro do afresco para que os turistas possam apreciar, ainda com mais facilidade, a incrível arte tridimensional do artista.

Para isso, basta pegar uma fila, que é bem rápida, e pisar no círculo amarelo no chão (local ideal para enxergar tudo). Também é possível colocar uma moeda na lateral do espelho, que irá iluminar a cúpula.

Cúpula iluminada

Fiquei impressionada com a igreja e, confesso, que ficamos um bom tempo só apreciando as obras.

Pra quem não sabe ainda, sou professora de Arte, então, esses lugares e obras de grandes artistas – que antes eu via somente em livros – me fascinam completamente. Para terem ideia, Roma e Grécia era a parte da história que mais me impressionavam nos tempos de escola. A primeira já conheci e quero voltar. A segunda, está na minha lista…

***

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial