Como ver o papa no Vaticano?

Postado por: Tatiana Dornelles

Um dos lugares que deve estar na sua lista de passeios quando for a Roma, na Itália, é o Vaticano. O menor país do mundo é sede da Igreja Católica Romana, casa oficial do papa Francisco e um dos lugares mais ricos no que se refere a obras de arte.

Pois bem, em nossa viagem a Roma, deixamos um dia para ver o papa. Eu sabia que ele aparecia na janela aos domingos, mas não tinha ideia de que às quartas-feiras ele faz a Udienza Generale (Audiência Geral), onde passa com o papa-móvel bem pertinho dos fiéis. Como não sabia, acabamos comprando passagens para Florença na quarta. Então, deixamos para ver o papa no domingo mesmo.

Então, apenas para deixar bem claro: há duas maneiras de ver o papa lá no Vaticano:

  • Quartas-feiras: Udienza Generale (audiência geral onde ele vai de papa-móvel perto dos fiéis)

Nesse dia da semana, na Piazza San Pietro, ocorre a Udienza Generale. O evento tem início às 9h30, mas o ideal é chegar bem cedo, por volta das 7h30, pois há todo um esquema de segurança antes de entrar no Vaticano e também para pegar um bom lugar. O papa passa perto dos fiéis, de papa-móvel, a partir das 9h e todo o evento termina por volta das 11h30.

  • Domingos: Angelus Domini (papa aparece na janelinha) 

Aos domingos, o papa aparece numa janelinha, no edifício do lado direito da Basílica de São Pedro e, por 15 minutos, ele abençoa os presentes, faz uma oração e clama pelo mundo. Foi no domingo que fomos no Vaticano e, confesso, foi um dos momentos mais emocionantes que vivenciei.

Edifício onde o papa aparece

Um pouco antes do papa aparecer, é colocado um tecido vermelho, o que indica a janela em que ele irá aparecer.

Essa é a janela da biblioteca do Vaticano

Entramos no Vaticano cedinho, por volta das 8h30, passamos pelo esquema de segurança e fomos conhecer a Basílica de São Pedro. A igreja é lindíssima e merece um post especial somente sobre ela. Ficamos um tempo lá dentro, fomos na lojinha comprar alguns itens e, por volta das 11h30, fomos para a praça achar um bom lugar, à sombra (calor e sol de rachar), para ver o papa. Nesse horário, já tinha bastante gente na praça, mas foi ficando mais cheio à medida que se aproximava das 12h.

Exatamente ao meio-dia, o papa Francisco apareceu, sempre carismático. Durante 15 minutos, ele fez uma oração pelo mundo, pelas famílias da Ucrânia, citou alguns grupos de outros países que estavam no Vaticano e abençoou os presentes. Chorei, chorei muito de emoção…

Consegui fazer algumas fotos com minha Canon, como se estivesse bem pertinho dele. Aliás, gravei vídeos também, que ficaram meio sem estabilidade (devido ao zoom), mas vou postar no canal do Youtube.

Ver o papa Francisco, mesmo que de longe – da janelinha -, foi um dos momentos mais emocionantes que vivenciei. Então, se você vai a Roma, sugiro que deixe um desses dias para ver o papa e viver esta emoção, independentemente de religião…

E o papa Francisco finalizou com a frase: “Auguro a tutti una buona domenica. Per favore, non dimenticatevi di pregare per me. Buon pranzo e arrivederci!” (Desejo a todos um bom domingo. Por favor, não se esqueça de rezar por mim. Bom almoço e até breve).

***

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial