Você sabe o que é Porta Santa?
Postado por: Tatiana DornellesVocê sabe o que é a Porta Santa? Em quais basílicas de Roma estão presentes? Eu não conhecia a história e me interessei depois de ter ido para a Itália, mais precisamente em Roma e Vaticano, onde me deparei com duas delas.
A Porta Santa é uma porta especial, localizada nas quatro maiores basílicas de Roma, na Itália: Basílica de São Pedro, no Vaticano; Basílica San Giovanni in Laterano (também chamada de São João de Latrão); Basílica de São Paulo Extramuros e Basílica Santa Maria Maggiore. Na foto, estou nesta última (a tansa aqui não fez foto na frente da Porta Santa da Basílica de São Pedro). Um dia volto lá!
Essa porta é normalmente selada com tijolos e argamassa e é aberta somente durante os anos santos, que ocorrem a cada 25 anos, para permitir que os peregrinos entrem por ela e ganhem a indulgência plenária.
O ritual de abrir a Porta Santa é conhecido como “a abertura da Porta Santa” e é realizado pelo papa. A Porta Santa é aberta com um martelo de prata e a cerimônia é acompanhada por cantos e orações.
A tradição da Porta Santa remonta ao Jubileu de 1423, quando o papa Martinho V abriu a Porta Santa na Basílica de São João de Latrão para conceder indulgências aos peregrinos. Desde então, a abertura da Porta Santa tornou-se um evento importante para a Igreja Católica e é celebrada a cada 25 anos durante os anos santos. A última abertura da Porta Santa ocorreu em 2020, durante o Jubileu da Misericórdia, e a próxima está prevista para ocorrer em 2045.
Eu achei bem interessante e, confesso, não conhecia essa tradição. E você, conhecia? Já tinha ouvido falar sobre a Porta Santa?
Fotos: Destino Mundo Afora | Tatiana Dornelles
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
***
- Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestranda em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.