Medidas para deixar as bagagens mais seguras numa viagem
Postado por: Tatiana DornellesO que poderia ser uma viagem dos sonhos pode acabar se tornando pesadelo. O caso da troca das etiquetas das malas das duas brasileiras, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, que foram presas em Frankfurt, na Alemanha, assustou os apaixonados por viagens. Mas, você sabia que existem várias medidas que podem ser tomadas para deixar as malas um pouco mais seguras durante a viagem?
Nós, quando viajamos e precisamos despachar a bagagem, sempre tomamos algumas precauções, como fotografar a mala por dentro, para garantir que todos os pertences estarão dentro (caso abram em algum momento), bem como usar cadeados ou lacres (nestes casos, fotografamos também as numerações).
Esse post, então, será para dar algumas dicas importantes para quem vai viajar e precisa despachar a bagagem.
- Escolha malas com fechaduras seguras: escolha malas com fechaduras de combinação ou cadeados resistentes para impedir que pessoas não autorizadas abram suas malas.
- Caso a mala não tenha cadeado próprio, use lacres de bagagem ou cadeados. Já usei os dois, tanto lacres com numerações (para fotografar e garantir que não trocaram) como os cadeados.
- Use etiquetas de bagagem: coloque etiquetas de bagagem com seu nome, endereço e número de telefone para facilitar a identificação de suas malas em caso de perda ou extravio. Eu sempre uso minha tag do Destino Mundo Afora e, quando lembro, penduro fitas coloridas ou algo mais que identifique.
- Evite embalar objetos de valor: evite embalar objetos de valor, como joias, eletrônicos e dinheiro em sua mala despachada. Em vez disso, leve-os com você em sua bagagem de mão.
- Utilize embalagens de segurança: utilize embalagens de segurança para envolver suas malas, isso é complicado que elas sejam violadas. Já paguei para embalar a mala a vácuo e também é uma garantia que não será violada.
- Mantenha um inventário das suas malas: tire uma foto das suas malas e faça uma lista do que está dentro delas, isso facilita a identificação e o seguro em caso de perda ou roubo – ou até mesmo em caso de troca de etiquetas.
- Não perca de vista suas malas: evite deixar suas malas desacompanhadas em locais públicos, como aeroportos, estações de trem ou rodoviárias.
- Procure informações sobre o destino: informe-se sobre as medidas de segurança do seu destino e, se possível, escolha de hotéis que defendam seguros para suas propriedades.
Seguindo essas dicas, você estará melhor preparado para garantir a segurança de suas malas durante a viagem. Mas, sempre, sempre confira as etiquetas e se a mala não foi violada durante o trajeto. Todo cuidado é pouco, ainda mais quando descobrimos que o aeroporto, que deveria ser um local seguro, tem quadrilhas que trocam etiquetas. Cuidado sempre, para a viagem dos sonhos não virar pesadelo.
E se tiver alguma dica que não esteja neste post, acrescenta nos comentários…
Fotos: Destino Mundo Afora | Tatiana Dornelles
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
***
- Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestranda em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.