Igreja de San Luigi dei Francesi e as obras de Caravaggio

Postado por: Tatiana Dornelles

Roma é pura arte e história. Para onde quer que olhamos ou viramos, lá está algo para ser apreciado, desde a arquitetura, obras de arte ou sítios arqueológicos. E, claro, há muitas igrejas que devem ser visitadas pela grandiosidade arquitetônica e pelo acervo nos interiores.

Uma delas é a Igreja de San Luigi dei Francesi. A igreja católica foi construída no fim do século XVI como uma igreja nacional para a comunidade francesa em Roma, e seu nome significa “São Luís dos Franceses”, em português.

Além das obras de Caravaggio, a igreja possui uma arquitetura elegante e um interior ricamente decorado com pinturas, esculturas e afrescos. A igreja também é conhecida por sua música sacra e é frequentemente usada para concertos e apresentações musicais.

É famosa por abrigar três pinturas de Caravaggio que compõem a série “A Vocação de São Mateus”. Essas pinturas, que foram encomendadas pela igreja em 1599, retratam a história bíblica de São Mateus sendo chamado por Jesus para se tornar um dos seus discípulos. As pinturas são consideradas obras-primas do barroco italiano e são apreciadas por sua técnica inovadora, uso dramático de luz e sombra, e realismo psicológico.

Aliás, Michelangelo Merisi (ou Amerighi), conhecido como Caravaggio, foi um dos mais notados pintores italianos, atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. Na arte, Caravaggio tornou-se um mestre da luz na pintura.

A Igreja de San Luigi dei Francesi é uma das igrejas mais importantes de Roma e é um destino popular para turistas e peregrinos que visitam a cidade.

Superindico a visita, principalmente para quem aprecia obras de arte.

  • Local: Rione Sant’Eustachio
  • Coordenadas: 41º53’58” N | 12º28’29” E

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

***

  • Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestranda em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.
OBS: Proibida a reprodução ou utilização das imagens deste post sem a permissão da autora.

***

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial