Como guardar dinheiro para viajar?

Postado por: Tatiana Dornelles

Você é daquelas pessoas que guarda dinheiro ou gasta tudo? Confesso que já fui um clássico exemplo de quem chega no fim do mês repleto de contas novas, porque amava comprar e sair, mas depois de um tempo a gente vai aprendendo a não somente economizar como também a saber o que é necessário ou não. Assim, aprendi a reservar um dinheirinho para viagens ou emergências – porque nunca se sabe, né?

Economizar dinheiro é uma prática importante para garantir estabilidade financeira e alcançar metas de longo prazo. Como geralmente as viagens são organizadas com mais antecedência, é normal a gente começar a guardar um pouco antes. Então, aqui vão algumas dicas para ajudar a ter uma reserva no cofrinho:

  • Faça um orçamento: acompanhe seus ganhos e gastos para identificar áreas onde você pode reduzir despesas. Eu, particularmente, criei uma tabela no Excel, do meu jeitinho, para controlar o que entra e o que sai mensalmente. Assim, tenho um balanço do mês que mais gastei e de tudo o que foi pago.
  • Estabeleça metas de economia: defina objetivos financeiros específicos e realistas. Essa é uma forma fácil de economizar para uma emergência, uma viagem ou uma compra importante. Não adianta estipular que vai guardar todo mês R$ 500, por exemplo, se você já tem uma ideia de que não consegue ter essa sobra. Ser realista nestas horas é a dica – valores mais baixos com certeza são mais fáceis para a gente guardar na caixinha.
  • Pague-se primeiro: reserve uma parte de seus ganhos assim que receber seu salário, antes de gastar com outras despesas. Essa é uma dica que comecei a adotar a partir deste ano e estou testando…

  • Corte despesas desnecessárias: identifique áreas onde você pode reduzir gastos, como refeições fora de casa, assinaturas que você não usa ou compras impulsivas. Um cortezinho ali, outro aqui, já vai ajudar a fazer essa reservinha.
  • Compare preços e pesquise promoções: antes de fazer uma compra, pesquise para encontrar o melhor preço e aproveite descontos e promoções. Ah, outra dica é aprender a pechinchar ou a pedir desconto por antecipação. Eu era terrível para pedir descontos em lojas, mas perdi a vergonha e hoje eu peço sim.
  • Evite dívidas de cartão de crédito: pague o saldo total de sua fatura todos os meses para evitar juros elevados. O cartão – todos sabem – é um grande vilão de quem quer economizar.

  • Automatize suas economias: configure transferências automáticas para uma conta de poupança separada para garantir que você esteja economizando regularmente.
  • Invista seu dinheiro: considere investir em uma variedade de opções, como fundos mútuos, ações ou títulos, para aumentar seu patrimônio ao longo do tempo. Este ano, passei a investir em ações da Bolsa de Valores e a comprar criptomoedas. Estou aprendendo ainda sobre operações, mas quando eu ficar craque faço um post aqui…
  • Compre moedas estrangeiras. Eu tenho comprado dólar, euro e libra, através da minha conta da Wise. Acho bem interessante essa conta porque tem mais de 30 moedas diferentes disponíveis e é bem fácil de gerenciar. Quer saber mais, clica aqui!

E, para ajudar e fechar as dicas por aqui, revise seus gastos regularmente. Periodicamente, reveja seu orçamento e suas despesas para garantir que você esteja no caminho certo para alcançar suas metas de economia.

Claro que quem não está habituado a guardar dinheiro no fim do mês, deve começar com valores baixos, escolher uma forma – poupança, moeda estrangeira ou ações – e tentar sempre reservar o mesmo valor. Depois que a gente aprende e se acostuma, é quase um vício. hehehe Eu tenho tentado, todo mês, aplicar em ações, com valores baixos ainda, e guardado um pouco no cofrinho. Sim, há meses em que não sobra, mas sempre que possível tiro um valor, por menor que seja. O importante é ser paciente e persistente: a economia é um hábito que se desenvolve ao longo do tempo. Mantenha o foco em seus objetivos financeiros e continue trabalhando para alcançá-los.

Fotos: Divulgação

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

***

  • Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte, escritora e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestre em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.
OBS: Proibida a reprodução ou utilização das imagens deste post sem a permissão da autora.

***

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial