Museu do Azulejo, em Montevidéu

Postado por: Amanda Menger

O hobby do arquiteto Alejandro Artucio Urioste era colecionar azulejos. Seu acervo particular tem mais de 1,5 mil peças recolhidas ao longo de 40 anos e foi a partir desta coleção que surgiu o Museu do Azulejo, em Montevidéu.

 

Museus como essa temática são comuns na Europa, especialmente Portugal e Espanha, por ser o azulejo uma peça importante na história arquitetônica destas regiões e exatamente por conta da colonização destes países, os azulejos também estão presentes em construções do período colonial no Uruguai. Em Colônia do Sacramento há várias casas e comércios com painéis de azulejos e a cidade tem o seu próprio museu dedicado a este tema.

O Museu do Azulejo de Montevidéu têm peças produzidas em vários países europeus, como Espanha, Portugal, Alemanha, França, Holanda, mas também na América, como México e Brasil. A ideia do museu surgiu em 1997 e foi inaugurado em 1998 em um convênio entre a Intendência de Montevidéu e o arquiteto. Com o tempo, o museu passou a uma nova sede e o acervo passou para 5 mil peças, obtidas a partir de doações.

De acordo com o museu, o azulejo é uma peça de cerâmica vitrificada e cujos primeiros registros são conhecidos na Mesopotâmia e Egito, por volta de 4, 5 mil anos AEC. Na Europa, os azulejos chegam por influência dos muçulmanos a partir da ocupação da Península Ibérica entre os séculos VIII e XV.

Dica: O museu é rapidinho de visitar, cerca de 1h, 1h30 e você consegue ver tudo. Como o museu fica na região central, você pode associar com a visita ao Mirante da Intendência de Montevidéu e ao Museu de História da Arte, que também fica no mesmo prédio. Se for pela manhã, comece pelo mirante, pois abre mais cedo, e depois faça os museus.

Serviço

Site do Museu do Azulejo de Montevidéu
► Endereço: Calle Yi 1444
► Horário: De terça a sexta, das 12h15 às 17h45, nos fins de semana, das 11h15 às 16h45
► Ingresso: gratuito

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao

Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial