Mercado Público de Itajaí: local de compras e lazer

Postado por: Tatiana Dornelles

No fim de semana que estivemos em Balneário Camboriú aproveitamos para dar uma voltinha em Itajaí, cidade limítrofe. E um dos lugares que nos chamou a atenção foi o Mercado Público Municipal. Construído em 1917, o local servia para a comercialização de produtos de pesca. Apesar de pequeno, o Mercado Público – ou Mercado Velho -, como os moradores o nomearam, é charmoso e sua arquitetura preserva a cultura dos povos europeus.
Era um sábado quando passamos pelo local e resolvemos conhecer. Além da arquitetura e da preservação (tudo muito limpo e organizado), o mercado conta com restaurante e bar, bem como lojas de artesanato e lembrancinhas. As diversas mesas ao ar livre estavam tomadas de pessoas, que foram para lá curtir a música ao vivo e uma boa conversa com os amigos.
Dentro do Mercado Público, um grande chafariz fica localizado bem no centro do pátio interno, característica das construções ibéricas, enquanto há mesas ao redor. Confesso que fiquei encantada…
Mas é claro que não poderia deixar de conhecer as lojas de artesanato. No local há cinco, mas conheci duas e (óbvio!) comprei algumas coisinhas.
Na primeira loja que entramos, chamada Do Arco da Velha Artesanato, ficamos encantados com os produtos. Bonecos feitos com garrafa pet, pinturas de casas em madeira entalhada, bichinhos feitos com pedras, ímas e barcos feitos em madeira, enfim, muita coisa linda que pode virar um presente especial ou uma lembrança da cidade. Nesta loja, comprei uma tartaruga feita com pedrinhas.
Depois, entramos na loja Porto Belo Artesanato, onde há quadros de madeira com frases engraçadas e diversos produtos feitos com pedras e madeira.
O Mercado Público me deixou encantada e com vontade de voltar. Inclusive, pretendemos comprar um item em uma das lojas, possivelmente em outubro, e desta vez com certeza aproveitaremos um pouco mais da música ao vivo em uma mesa…
Enfim, este é um lugar que vale a pena conhecer, principalmente quem gosta de arquitetura, de compras e de saborear as comidas típicas com frutos do mar e tomar uma cervejinha (ou outra bebida) ao som de uma música ao vivo… Fica a dica!!

Endereço
Avenida Min. Victor Konder, 543
Centro

Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Sábado, das 9h às 17h.

3 comentários

  1. Legal gostei bem vindos a Martins artesanato

  2. Obrigada! Continue nos acompanhando! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial