Feira do Livro, em Porto Alegre
Postado por: Amanda MengerAs cidades costumam ter eventos que são representativos e simbolizam características e valores importantes. Em Porto Alegre, sem sombra de dúvidas, o evento marcante é a Feira do Livro. Há 64 anos, no final de outubro e a primeira quinzena de novembro, os livreiros se reúnem na Praça da Alfândega.
A venda de livro é a principal atração, mas não é a única. Há sessões de autógrafo, de lançamentos de livros, palestras, exposições, debates, é uma festa cultural. A feira tem pelo menos três áreas: a infantil, a geral e a internacional. A cada edição um(a) escritor(a) é escolhido para ser o patrono da feira. A pessoa é homenageada pelo conjunto de sua obra e atua na divulgação da feira.
A primeira feira que participei foi em 1997. Lembro como se fosse hoje. Era início de novembro e fui à feira com a turma da escola, estava então na 8ª série. Percorremos a feira e eu estava atrás de um livro específico: “O mundo de Sofia”, de Jostein Gaarden. Mal eu sabia que se tornaria o meu livro favorito na vida. Tenho a edição até hoje, amarelada, mas muito amada. No ano seguinte fui novamente e comprei “Maktub”, de Paulo Coelho, este já não tenho mais.
Fiquei muitos anos sem ir à feira por conta do trabalho e da distância (morando em Santa Catarina), mas nos últimos sempre que posso vou. No ano passado, 2017, fiz ótimas aquisições para o trabalho em sala de aula e neste ano não foi diferente. O legal da feira ser no início de novembro é que ela é pertinho do meu aniversário e neste ano comemorei a chegada de mais um ano com a minha mãe e o meu irmão, flanando pelas bancas e achando várias desculpas para comprar vários exemplares e querendo outros tanto que vão ficar para mais tarde.
Serviço:
► Confira sempre a programação do dia em que for visitar no site da Feira. Em 2017 tinha uma exposição do Harry Potter quando fui e adorei. Muitas vezes estas atividades ocorrem no conjunto de museus da Praça da Alfândega.
►Vá de tênis ou um calçado muito confortável, pois você vai levar algumas horas para percorrer a feira toda (em média 3h).
► Como novembro costuma ter temperaturas bem variáveis em Porto Alegre, pode ser que a cidade já esteja no modo “Forno” Alegre e aí use roupas leves e se hidrate bastante. A feira costuma ter praça de alimentação e sempre tem ambulantes vendendo água, refrigerantes, sucos e picolés.
► Site da Feira
►Horário: Área Infantil e Juvenil – Bancas das 9h30 às 20h30; Área Geral e Internacional – bancas: Dias úteis, domingos e feriados: das 12h30 às 20h30 e aos Sábados: das 10h às 20h30
► Local: Praça da Alfândega – Centro Histórico
Fotos: Destino Mundo Afora