Observação de baleias francas por terra

Postado por: Tatiana Dornelles

É difícil ir à Praia do Rosa, em Imbituba, e não observar a natureza ao redor: de muitos lugares é possível ter uma vista incrível da praia, da lagoa e da mata. O pôr-do-sol é fantástico e transforma completamente a paisagem. E, para aproveitar este cenário, nada melhor do que fazer trilhas, cavalgadas e até observação de baleias francas, que nesta época invadem as praias da região encantando os turistas.

Avistagem2
E a observação de baleias foi uma das atividades que fizemos durante nossa estada na Praia do Rosa, a convite da Associação Empresarial de Imbituba (Acim). Apesar da chuva, fomos avisados de que o passeio ocorreria de qualquer forma. Entretanto, o que era para ser uma trilha ecológica virou passeio de van. E foi bem interessante.

Avistagem1
A empresa que presta o serviço é a Vida Sol e Mar – Turismo de Observação de Baleias, que oferece atividades voltadas para quem quer ver os mamíferos. Há cerca de um ano, realizei o passeio de avistamento por embarcação, cujo post escrevi aqui, e este ano, devido à uma proibição judicial, não está sendo possível realizar esta atividade. Uma pena!
Então, como já falei, iríamos fazer a trilha de observação, mas devido à chuva tivemos que ir de van. Antes de embarcar, o proprietário Enrique Litman entregou capas de chuva para cada um e, no caminho, foi explicando sobre a espécie.

Rosa 3
As baleias francas estavam na praia da Ribanceira e fomos até lá para observá-las. Eu consegui avistar apenas duas, com binóculos que a empresa forneceu, apesar de estarem no mar cerca de oito baleias. Antes, fomos também no Museu da Baleia, sobre o qual postei aqui também, e foi muito legal conhecer um pouco mais sobre estes mamíferos que vêm sempre nos visitar no litoral.

Avistagem4
Então, para quem quer avistar as baleias, há várias formas para fazer isso (trilhas, passeio de van até o local…). A temporada inicia em junho e segue até outubro, entretanto, é em setembro o auge (quando tem o maior número de baleias)… Fica a dica!

baleia_11

Saiba mais
www.vidasolemar.com.br

Baleias Francas
► As baleias francas vêm para o litoral sul do Brasil em busca de águas claras e quentes para amamentar os filhotes e se reproduzir. Além disso, é bastante curiosa.
► A fêmea geralmente tem cerca de 17 metros e pesa 60 tonelada, enquanto o macho chega a 15 metros e 40 toneladas.
► O alimento preferido das baleias é o krill e elas comem mil quilos por dia.
► A operadora Vida Sol e Mar é parceira do Instituto Baleia Franca (IBF).

Avistagem3

Enrique Litman, proprietário da Vida Sol e Mar

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
O blog Destino Mundo Afora participou desta viagem a convite da Associação Empresarial de Imbituba (Acim). Passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu em 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial