Rota do Café: aroma, sabor, história e experiência
Postado por: Tatiana DornellesAroma, sabor e… experiência. A Rota do Café, no norte do Paraná, proporciona muito mais do que provar xícaras de café. Faz com que o turista vivencie momentos incríveis e remonte histórias. E meus quatro dias em Londrina e arredores foram praticamente assim: vivenciando momentos… E foi inesquecível!
O convite para conhecer a Rota do Café partiu do Sebrae/Paraná, por intermédio da Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV). Entretanto, as opiniões aqui retratadas são independentes e imparciais, demonstrando o que realmente achei sobre tudo. Aliás, aos poucos vou falar sobre cada lugar que visitei aqui no blog…
Apresentação da Rota do Café em Ibiporã |
Como viciada em café, saí de Santa Catarina com a expectativa de que iria provar muitas e muitas xícaras da bebida. Sim, provei. Mas o passeio foi bem mais do que isso. E, para falar a verdade, experimentei, inclusive, pratos salgados a base de café que me surpreenderam…
Café da Fazenda Palmeira |
O projeto da Rota do Café começou em 2008 (nasceu um pouco antes, mas na prática foi nesse ano) e tem por objetivo o turismo de experiência, ou seja, fazer com que o turista realmente possa vivenciar os momentos e a história, bem como objetiva ainda a promoção do desenvolvimento regional.
Atualmente, nove cidades do norte do Paraná fazem parte da rota e, nestes quatro dias, estivemos em Londrina, Rolândia, Ibiporã, Santa Mariana e Ribeirão Claro, sendo esta a mais distante de Londrina: foram cerca de três horas de viagem de ônibus.
Em cada cidade, passamos por pousadas e fazendas das quais nunca imaginei que um dia iria visitar, mas que deixaram aquele “gostinho de quero mais”… E, com certeza, irei voltar com a família.
Com mais de 30 atrações credenciadas, a Rota do Café recebeu em 2011 o prêmio do Ministério do Turismo de “Melhor Roteiro” e até hoje mais de três mil pessoas já conheceram o projeto.
Além disso, o projeto tem ainda várias atrações que ocorrem durante todo o ano, como a Semana do Café; Café no Museu; Rota do Café in Concert; e Fest Café. Assim, o turista pode aproveitar não somente o que a Rota do Café em si tem a oferecer, mas também participar dos eventos.
Museu Histórico de Londrina |
Em breve, contarei com mais detalhes (e separadamente) sobre os lugares que visitei durante o presstour Rota do Café. Aqui, resolvi apenas relatar um pouquinho sobre o que ainda vem por aí…
Participaram do presstour jornalistas e blogueiros de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina (eu!). Assim como o Destino Mundo Afora, os blogs Mala Inquieta, Diário de Viagem, Fui Gostei Contei, Viagens Cinematográficas e Giros por Aí. E no Matraqueando também é possível conferir alguns posts sobre a Rota do Café… Aguarde os novos posts e acompanhe o blog, hein…
Foto: Blog Viagens Cinematográficas |
Saiba mais
http://www.rotadocafe.tur.br/