Veleiro Aysso, da família Schurmann, em Itajaí

Postado por: Tatiana Dornelles

Max sempre teve algumas tiradas, onde geralmente fala sério, mas é brincadeira. Quando é verdade, o fato é que ninguém acredita no que ele está dizendo. E foi assim quando me falou, em Itajaí, durante nossa participação na 21ª BNT Mercosul, que o veleiro à nossa frente pertencia à família Schurmann. Não acreditei!

Na mesma hora, ele disse: “Entra na internet do celular e pesquisa no Google: veleiro Aysso”. Como só acredito vendo – e neste caso lendo – entrei, pesquisei e deixei meu queixo cair… Realmente era o veleiro da família catarinense que já desbravou várias vezes o mundo através dos mares.

Ficamos, por assim dizer, bastante felizes por estar tão perto do veleiro Aysso, cujo nome significa “forte, corajoso”. Não só por pertencer à família – que foi a primeira do Brasil a dar a volta ao mundo em um veleiro -, mas por sua história ser inspiração no que se refere a viagens, a conhecer novas culturas, desbravar lugares remotos. Enfim, viver de maneira diferente da habitual.
A família é composta pelo capitão Vilfredo e Heloísa e os filhos Wilhen, David e Pierre, além da pequena Kat, que veio a falecer em 2006, com 13 anos.

O veleiro Aysso foi adquirido pela família Schurmann em 1986, tem 25 toneladas e quatro cabines. Parece pequeno por fora, mas é enorme por dentro. Inclusive, as duas primeiras expedições foram realizadas a bordo deste veleiro, que já deu duas voltas ao mundo.
Bem à vista de todos que participavam da BNT Mercosul, o veleiro Aysso passava despercebido por muitas pessoas. Confesso que eu deixaria passar a oportunidade de fotografar e bisbilhotar, não fosse o conhecimento de Max… Conseguimos, até, tirar fotos bem de perto, pois no segundo dia a fita que isolava o local não estava mais lá.

O veleiro Aysso estava (não sei se ainda permanece por lá…) ancorado no píer do Centreventos de Itajaí, atrás do estacionamento dos ônibus de participantes do evento de turismo, e muita gente nem imaginava o quanto de histórias e inspirações pairava no ar… Ou no mar, se preferir!

Curiosidades
► A família é famosa pela viagem de dez anos ao redor do mundo em um veleiro. Eles partiram de Florianópolis em 1984, passaram pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, e retornaram ao Brasil em 1994.
► Em 2010, o veleiro Aysso mostrou o quanto é forte ao ser levado por um ciclone extratropical para as areias de uma praia em Florianópolis.
► Em setembro de 2014, a família partiu para uma nova aventura a bordo do veleiro Kat. É a Expedição Oriente, que passará por 29 países e cinco continentes. A previsão de chegada no Brasil é dezembro de 2016, em Itajaí.

Fotos: Destino Mundo Afora



Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial