Jardim de Luxemburgo, em Paris

Postado por: Amanda Menger

Hoje, dia 20 de março de 2016, inicia o outono no hemisfério sul e a primavera no hemisfério norte. E com as novas estações, um mundo de novas cores invade o dia a dia dos viajantes. Para quem vai a Paris, a capital francesa na primavera ganha um charme multicolorido, com flores por todos os lados. E um dos lugares mais legais para apreciar a nova estação é o Jardim de Luxemburgo, em Saint German.

Estivemos no Jardim de Luxemburgo em fevereiro de 2014 e em abril de 2015 e o lugar era completamente diferente nas duas visitas. Em fevereiro, em pleno inverno, as árvores estavam desfolhadas e não havia o menor sinal de flores. O ambiente era bonito, mas com o dia chuvoso, ressaltava a melancolia do inverno.

DSC_1349 (Copy)

DSC_1351 (Copy)

DSC_1361 (Copy)

Já em abril…..Quanta diferença! O dia tinha sol, mas também tinha o tal de smog, que é uma cortina de fumaça e neblina, mistura do smoke (fumaça) com o fog (neblina). A fumaça essa é a poluição muito densa. O céu estava em um tom de azul acinzentado, meio esquisito, mas interessante. E o parque estava muito mais bonito. Era uma quarta-feira e estava apinhado de pessoas! Muitas aproveitando o início da tarde para curtir o almoço. Outras tantas, só aproveitando o dia, nas cadeiras que estão à disposição por todo o lugar.

E você me perguntou sobre flores? Sim, muitas! Por todos os lados! E mesmo com o smog do dia, era possível perceber a presença dela no horizonte: a Torre Eiffel completando o cenário.
Durante todo o ano, os jardins e parques de Paris são muito procurados pelos moradores e pelos turistas para passar algumas horas, para ler e para piqueniques. Claro que durante a primavera e o verão, o número de pessoas aumenta, e pode ser até meio difícil encontrar uma sombra.

DSC_0045 (Copy)

DSC_0115 (Copy)

Além dos canteiros de flores, o jardim conta com 106 esculturas espalhadas pelos seus 22 hectares, além de mesas de xadrez, quadras de tênis, basquete, lagos, teatro de marionetes…. Enfim, uma série de atividades para passar o dia, inclusive se estiver acompanhado pelas crianças.
O edifício que vemos em parte das fotografias é o Palácio de Luxemburgo, hoje, sede do Senado francês. No local também há um museu de arte, com quadros impressionistas.

DSC_0065 (Copy)

História: O Palácio de Luxemburgo foi construído a partir de 1611, a pedido da rainha Maria de Médici, viúva do rei Henrique IV. A ideia era reproduzir o Palácio Pitti, existente em Florença, terra natal da rainha e ter um jardim ao estilo dos italianos, inclusive com fontes semelhantes. Depois de pronto, Maria se mudou do Louvre para lá. Antes da realeza, a área pertencia a François de Luxembourg, daí o nome do lugar ser uma homenagem a família do antigo proprietário.

DSC_0079 (Copy)

DSC_0049 (Copy)

A área do jardim chegou a ter 30 hectares, mas um terço foi vendido em 1778 pelo conde de Provence, para financiar a reforma do palácio. Pouco tempo depois, volta a ser expandido, chegando a 48 hectares, com a integração da área que antes era ocupada pelo convento dos freis cartuxos, o que era a pretensão inicial de Maria de Médici. A área voltou a ser reduzida, com as reformas feitas pelo barão Haussmann, no século 19. Com as mudanças feitas por ele, o jardim botânico e um viveiro foram extintos.

DSC_0135 (Copy)

DSC_0129 (Copy)

Nem sempre o jardim esteve aberto ao público, muitas vezes, dependendo dos inquilinos do palácio, ele podia estar totalmente ou parcialmente fechado. A partir das reformas de Haussmann, ficou definitivamente disponível e sem cobranças de ingressos. O Senado se mudou para o palácio em 1879 e desde então passou a fazer a administração da área.

Serviço:
► Endereço: há várias entradas para o jardim, com por exemplo a rue de Vaugirardou ou a rue Guynemer.
► Metrô: A estação mais próxima é a Odeon. Também é possível chegar lá usando a linha B do RER.
► Horário: O Jardim de Luxemburgo tem horários que variam de acordo com a época do ano, podendo abrir a partir das 7h30 e fechando às 21h30 durante o verão, ou, por volta das 16h30 no inverno. Para confirmar sua visita, acesse o site do local.
► Site: http://www.senat.fr/visite/jardin/index.html

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial