Mesquita em Curitiba
Postado por: Amanda MengerViajar é a possibilidade de conhecer novos lugares e também a cultura das pessoas que vivem nestes locais. E em um país tão diverso como o Brasil, cada viagem reserva novas experiências. Em uma viagem em 2014 a Curitiba, aproveitamos para conhecer a mesquita Imam Ali Ibn Abi Tálib, localizada no Centro Histórico.
Estávamos perambulando pelo Centro, eu e uma amiga, a jornalista Priscila Ladislau, visitando as banquinhas da Feira do Largo, quando nos deparamos com a mesquita. O local estava aberto e várias pessoas estavam entrando para conhecer. Nunca tínhamos entrado em uma mesquita e resolvemos aproveitar a oportunidade.
Perguntamos se poderíamos visitar e o que deveríamos fazer. A orientação foi retirar os sapatos e por seremos mulheres, cobrir nossos cabelos com o véu. Na entrada é oferecido um lenço para ser usado como véu.
A mesquita foi inaugurada em 1972, após dois anos de obras, para receber os fiéis muçulmanos que vivem ou visitam a capital paranaense. O projeto é do arquiteto Kamal David Curi. Chama a atenção por sua cúpula e pelos minaretes que seguem a tradição: estão voltados para a cidade de Meca. A fachada é ornamentada com arabescos, uma arte típica e que segue as orientações do Islamismo que não permite a representação de animais, plantas e seres humanos. O interior é bem simples, com vários tapetes para que os fiéis e visitantes possam fazer suas preces.
Além do local para orações, o espaço contempla escritórios, biblioteca e área para apresentações culturais.
Serviço:
►Endereço: Rua Dr. Kellers, 383, bairro São Francisco.
►Dia e horário de visitação: aos domingos, das 10h30 às 13h0 (mesmo horário da feira do Largo da Ordem)
►Ingresso: entrada gratuita