Passeio de um dia em Copacabana, no Rio de Janeiro

Postado por: Tatiana Dornelles

O Rio de Janeiro sempre foi e sempre será lindo! Sou apaixonada, talvez pelo fato de ter morado na Cidade Maravilhosa por sete anos, talvez pelos amigos que lá ficaram, talvez pela ginga carioca. Não sei. Só sei que amo (de fato!) o Rio e não pisava na cidade desde que vim para Santa Catarina, em 1999. Pois bem, durante o cruzeiro de sete dias que fiz em janeiro, uma das paradas do navio Costa Pacifica foi lá. Não consegui acordar para ver a entrada do navio na cidade – que dizem ser linda -, mas consegui fazer algumas fotos da paisagem do porto. Pena que estava nublado! E, confesso, me emocionei!

IMG_1094 (Copy)

IMG_1082 (Copy)

Porto do Rio de Janeiro

IMG_6919 (Copy)

Após o café da manhã, decidimos que iríamos descer. O horário era restrito, das 10h às 16h, logo pensamos num pequeno roteiro que não tivesse muito trânsito, filas, coisas de cidade grande. A opção foi passar o dia na praia de Copacabana, a “princesinha do mar”.
Descemos no porto e pegamos um táxi.

IMG_6922 (Copy)

Café da manhã com essa vista, hein?

Max, Mauro e Sheila estavam meio apreensivos com a questão de segurança na cidade, mas eu – metida como sou e ex-moradora – estava tranquila. Pegamos o táxi até Copacabana e passamos por alguns dos famosos pontos turísticos, como os Arcos da Lapa, a Catedral, entre outros lugares maravilhosos.

IMG_6928 (Copy)

Catedral

IMG_6930 (Copy)

Arcos da Lapa

IMG_6936 (Copy)

Detalhe: bondinho passando!

Levamos cerca de 30 minutos para chegar até a praia e descemos em frente ao Copacabana Palace, mais badalado (e caro também) hotel da cidade. Só para ter ideia, Madonna, Michel Jackson, Mick Jagger e outros famosos já ficaram hospedados lá. Quem sabe um dia eu também… É bom sonhar!

IMG_6942 (Copy)

IMG_6944 (Copy)

Fomos, então, caminhar pela praia e eis que encontramos aquelas esculturas de areia. Aliás, o Rio já estava em clima de Olimpíadas…

IMG_6947 (Copy)

IMG_6954 (Copy)

O que me encantou no trabalho do artista Xavier foi a riqueza de detalhes da cidade, como os Arcos da Lapa, o Cristo, além das boas-vindas aos turistas, tanto em português quanto em inglês. Aliás, ao lado da obra, havia uma caixinha para deixar qualquer valor para ajudar o escultor…

IMG_6958 (Copy)

IMG_6955 (Copy)

IMG_6953 (Copy)

IMG_6948 (Copy)
Continuamos a nossa caminhada na beira da água, mas não chegamos a entrar no mar (estava extremamente gelado), apesar de todo o calor. Mas a praia, em plena segunda-feira, estava bem cheia. Esse é o verão carioca!
Uma curiosidade das praias do Rio é que em dias muito quentes a areia chega a queimar os pés. Por isso, uma parte da areia é toda molhada para que as pessoas possam trilhar aquele caminho descalço. Legal, né?

IMG_6961 (Copy)

Após o passeio, uma parada de guerreiros: um barzinho na beira da praia, em pleno Rio, com caipirinha e chope! Bem servidos, pena que não lembro o nome do quiosque…

IMG_6965 (Copy)

IMG_6969 (Copy)

Para quem conhece bem o Rio, sabe que onde há turistas há pagodeiros fazendo shows à parte, vendedores ambulantes (com todos os tipos de produtos), e no fim tudo sempre vira festa. Eu comprei uma blusa com o desenho da calçada de Copacabana, Sheila comprou pau-de-selfie para celular, os maridos pagaram e a gente ainda curtiu um pagode especial, inclusive, com música escolhida por nós… hehehe

IMG_6972 (Copy)

Como nosso tempo era curto e estávamos com receio de pegar trânsito caótico, demos uma volta em algumas lojinhas – muito rapidamente – e pegamos o táxi de volta. Para dar adeus à Cidade Maravilhosa, passamos pelo Pão-de-Açúcar…

IMG_6979 (Copy)

Antes de embarcar no navio, visitamos a frente do Museu do Amanhã – que estava fechado por ser segunda-feira. Lá, mais uma foto em clima de Rio 2016!

20160418112935

Infelizmente, não deu tempo de reencontrar os amigos do tempo que morei no Rio. Desde que vim para SC, não consegui fazer uma viagem para encontrá-los. Mas pretendo voltar à Cidade Maravilhosa em breve!

Dica:
Alerta!
 Os taxistas que ficam nos pontos do porto podem cobrar mais caro – isso aconteceu com a gente. Ele nos cobrou R$ 60,00 até o Copacabana Palace. Na volta, pegamos outro táxi e o retorno foi (bem) mais barato: R$ 30,00. Uau!

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *