Igreja Sainte Chapelle, em Paris
Postado por: Amanda MengerUma caixinha de luz. Assim é Sainte Chapelle, uma das catedrais góticas mais lindas da Europa e construída na Ilha de La Citè, em Paris. Quando estudei a Arte da Idade Média na especialização de História da Arte vimos muitas informações sobre a forma como as catedrais góticas eram construídas na Alta Idade Média. De forma geral, são construções grandiosas por fora, com muitos ornamentos, dando a impressão de leveza e força, ao mesmo tempo, o que daria a entender que seriam escuras por dentro, mas não, eram verdadeiras caixinhas de luz, por conta da filtragem da luz externa pelos vitrais das janelas.
St. Chapelle reúne todas as características góticas descritas acima. É forte, leve, muito ornamentada no exterior e bastante clara e iluminada por dentro. A primeira impressão que tive ao entrar nesta igreja, em fevereiro de 2014 foi: “um soco de luz”. Entendi tudo o que os professores falavam sobre o gótico. Simplesmente impressionante!
Naquele ano, parte da igreja estava em reforma, os vitrais passavam por uma limpeza e revitalização, bem como a parte externa que recebia reparos contra infiltrações. Mesmo assim, o que pudemos visitar foi incrível.
A igreja foi construída no século 13, entre 1246 e 1248, por ordem do rei Luiz IX, o conhecido São Luiz. Esse período é o das Cruzadas e o rei Luiz IX era um entusiasta das Cruzadas. A ideia de erguer a Sainte Chapelle era que Paris se tornasse referência no catolicismo e esta igreja receberia as relíquias trazidas da Terra Santa, o chamado Tesouro de Paris, hoje em exposição na Notre Dame.
Sainte Chapelle tem dois níveis, o primeiro, era destinado aos serviçais e aos soldados, já o segundo, era de uso exclusivo do rei e da família real e de nobres convidados. As duas áreas tem o mesmo tamanho, mas o segundo tem maior altura.
As belezas da igreja quase foram destruídas, algumas vezes, com incêndios, inundações (ela fica em uma das ilhas do Sena) e depredada durante a Revolução Francesa. O prédio passou por uma longa revitalização entre 1840 e 1868, com a direção do arquiteto Eugene Le-Duc, o mesmo que atuou nos trabalhos de Notre Dame e também da cidadela de Carcassone.
Ao todo são 1113 episódios bíblicos retratados nos vitrais, sendo de 66% deles são originais do século 13. Há passagens sobre os hebreus, Gênesis, Apocalipse, a vida de Cristo e a paixão, e ainda a conquista das relíquias e a construção da própria igreja. Uma curiosidade interessante sobre os vitrais é que durante as guerras mundiais eles foram todos retirados e guardados. Deve ter sido um trabalho gigantesco!
Serviço:
►Site: http://www.sainte-chapelle.fr/
►Horários: de 2 de janeiro a 31 de março: diariamente das 9h às 17h; de 1º de abril a 31 de outubro, diariamente das 9h30 às 18h; de 1º de novembro a 31 de dezembro, das 9h às17h. Nas quartas-feiras, entre maio e setembro, a igreja fica aberta até as 21h30.
►Preços: O ingresso é 10 euros para adultos e se combinado com a Concierge: 15 euros. A visita a Sainte Chapelle está incluída no Paris Pass Museum e com ele há uma entrada facilitada, com menos filas.
Fotos: Destino Mundo Afora