Igreja Sainte Chapelle, em Paris

Postado por: Amanda Menger

Uma caixinha de luz. Assim é Sainte Chapelle, uma das catedrais góticas mais lindas da Europa e construída na Ilha de La Citè, em Paris. Quando estudei a Arte da Idade Média na especialização de História da Arte vimos muitas informações sobre a forma como as catedrais góticas eram construídas na Alta Idade Média. De forma geral, são construções grandiosas por fora, com muitos ornamentos, dando a impressão de leveza e força, ao mesmo tempo, o que daria a entender que seriam escuras por dentro, mas não, eram verdadeiras caixinhas de luz, por conta da filtragem da luz externa pelos vitrais das janelas.

DSC_0786 (Copy)

St. Chapelle reúne todas as características góticas descritas acima. É forte, leve, muito ornamentada no exterior e bastante clara e iluminada por dentro. A primeira impressão que tive ao entrar nesta igreja, em fevereiro de 2014 foi: “um soco de luz”. Entendi tudo o que os professores falavam sobre o gótico. Simplesmente impressionante!
Naquele ano, parte da igreja estava em reforma, os vitrais passavam por uma limpeza e revitalização, bem como a parte externa que recebia reparos contra infiltrações. Mesmo assim, o que pudemos visitar foi incrível.

DSC_0803 (Copy)

A igreja foi construída no século 13, entre 1246 e 1248, por ordem do rei Luiz IX, o conhecido São Luiz. Esse período é o das Cruzadas e o rei Luiz IX era um entusiasta das Cruzadas. A ideia de erguer a Sainte Chapelle era que Paris se tornasse referência no catolicismo e esta igreja receberia as relíquias trazidas da Terra Santa, o chamado Tesouro de Paris, hoje em exposição na Notre Dame.
Sainte Chapelle tem dois níveis, o primeiro, era destinado aos serviçais e aos soldados, já o segundo, era de uso exclusivo do rei e da família real e de nobres convidados. As duas áreas tem o mesmo tamanho, mas o segundo tem maior altura.

DSC_0797 (Copy)

DSC_0795 (Copy)

As belezas da igreja quase foram destruídas, algumas vezes, com incêndios, inundações (ela fica em uma das ilhas do Sena) e depredada durante a Revolução Francesa. O prédio passou por uma longa revitalização entre 1840 e 1868, com a direção do arquiteto Eugene Le-Duc, o mesmo que atuou nos trabalhos de Notre Dame e também da cidadela de Carcassone.

DSC_0809 (Copy)

O rei tinha um espaço próprio para assistir as missas

DSC_0813 (Copy)

Ao todo são 1113 episódios bíblicos retratados nos vitrais, sendo de 66% deles são originais do século 13. Há passagens sobre os hebreus, Gênesis, Apocalipse, a vida de Cristo e a paixão,  e ainda a conquista das relíquias e a construção da própria igreja. Uma curiosidade interessante sobre os vitrais é que durante as guerras mundiais eles foram todos retirados e guardados. Deve ter sido um trabalho gigantesco!

Serviço:
►Site: http://www.sainte-chapelle.fr/
►Horários: de 2 de janeiro a 31 de março: diariamente das 9h às 17h; de 1º de abril a 31 de outubro, diariamente das 9h30 às 18h; de 1º de novembro a 31 de dezembro,  das 9h às17h. Nas quartas-feiras, entre maio e setembro, a igreja fica aberta até as 21h30.
►Preços: O ingresso é 10 euros para adultos e se combinado com a Concierge: 15 euros. A visita a Sainte Chapelle está incluída no Paris Pass Museum e com ele há uma entrada facilitada, com menos filas.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial