As pontes de Paris
Postado por: Amanda Menger
Uma coisa que não falta em Paris são pontes. Ao todo são 37 cruzando o Rio Sena. É impossível ficar em Paris e não passar por alguma delas ou ao menos próximo delas. Algumas se destacam, especialmente pelas características arquitetônicas. A ponte Alexandre III é considerada uma das mais grandiosas e bonitas, mas eu prefiro para fotos da Torre Eiffel a Passarela Debilly e a Pont Bir-Hakeim (que tem passagem para carros, pedestres e ainda uma elevação onde passa o metrô, e a estação de mesmo nome fica bem ali pertinho), infelizmente não tenho foto desta ponte.

Vista da Torre Eiffel para as pontes Bir-Hakein, Grennelle, Rouelle e Mirabeau
A ponte que dá acesso à Torre Eiffel, entre o Trocadèro e Champs de Mars é a pont d’Iéna. Ela foi inaugurada em 1814, e sua construção foi ordenada por Napoleão para comemorar a vitória em uma batalha de 1806.

Pont d’Léna
Para quem quer fazer fotos legais da Torre Eiffel pode aproveitar o visual da Passarela Debilly. Construída no século 20, a passarela é apenas para pedestres.

Passarela Debilly

Passarela Debilly
A pont de l´Alma foi construída para homenagear uma vitória na Batalha de L´Alma, na Guerra da Crimeia, em 1854. Ela foi inaugurada por Napoleão em 1856. Atualmente a ponte é conhecida por dar acesso ao túnel onde ocorreu o acidente que vitimou a princesa de Gales Diana, em 1997. Muitos fãs da princesa deixam homenagens por lá.

Pont de L´Alma
A pont des Invalidès começou a ser construída em 1821 e faz a ligação com a Champs-Élysées a partir da avenida Franklin Delano Roosevelt, passando próximo do Grand Palais.

Pont des Invalidès
Entre as pontes consideradas mais bonitas está a Alexandre III. Esta ponte foi construída dentro do conjunto com o Petit e o Grand Palais para a Exposição Universal de 1900.

Pont Alexandre III

Pont Alexandre III

Pont Alexandre III

Pont Alexandre III
Perto dali está a ponte da Concórdia, que segue a partir da Place de La Concorde. Esta ponte é do século 18, e primeiramente foi chamada de Ponte Luís 16. No século 19, Napoleão ordenou a instalação de estátuas de generais franceses. Logo depois elas foram retiradas e enviadas para o Palácio de Versalhes.

Pont da Concórdia
A passarela Solferino foi construída entre 1997 e 1999, para dar acesso a pedestre e ciclistas entre o Museu D´Orsay e o Jardim das Tulherias. Em 2006, a passarela foi renomeada para Léopold Sédar Senghor, pelos cem anos do nascimento desse poeta e político senagalense.

Passarela Solferino
A ponte na sequência é a pont du Carrossel, pois dá acesso ao Museu do Louvre e ao Arco do Triunfo do Carrossel, por isso o nome.

Pont du Carrossel
A Pont de Arts ficou famosa pelos cadeados, símbolos de amor. Mas há alguns anos, a ponte recebeu novo visual para tirar os cadeados que traziam sérios problemas estruturais.

Pont des Artes

Pont des Artes

Pont des Artes
A Pont Neuf, em português Ponte Nova, é no entanto a ponte mais antiga de Paris, construída no século 16, e liga a île de La Cité, onde está Notre Dame.

Pont Neuf

Pont Neuf
A Pont Saint Michel foi construída originalmente na Idade Média e ligava a praça de Saint Michel, na margem esquerda, e a île de la Citè. A ponte moderna foi construída no século 19.

Pont Saint-Michel
A continuação da Pont Saint Michel é a Pont ao Change. Ela liga a île de La Cité, na altura da Concergiere à margem direita, próximo ao teatro Châtelet.

Pont au Change

Pont au Change
Fotos: Destino Mundo Afora
