Festival de Bonecos, em Canela

Postado por: Amanda Menger

Uma arte. Não há palavra que melhor explique o Festival Internacional de Bonecos, em Canela. Há 28 anos, a cidade serrana recebe um dos encontros mais legais de bonequeiros. Neste ano, o festival ocorreu de 8 a 16 de outubro e coloriu o centro, com bonecos infláveis, desfiles e várias apresentações nas praças.

dsc_7702-copy

Jpeg

Carlão é um argentino muito simpático e apresentador do Festival

Desde criança ouvia falar e via na TV matérias falando do festival. Sempre fiquei encantada e ficava pensando quando teria a oportunidade de ver de pertinho. Pois bem, chegou a hora. Morando em Canela e trabalhando em Gramado, 2016 tem me reservado boas e diversificadas atrações culturais, como foi o caso do Festival de Cinema de Gramado.
Já na semana do dia 8, aos poucos o Centrou ganhou outro colorido. Estamos na primavera e a cidade está muito florida, mas veio um toque a mais: os bonecos infláveis. Alguns muito bonitos, outros meio estranhos.

dsc_7801-copy

dsc_7803-copy

dsc_7805-copy

dsc_7806-copy

No sábado, eu e mais algumas amigas, professoras, aproveitamos para assistir o espetáculo “Toninho Viramundo”, no Multipalco, na praça João Correia. O teatro mamulengo conta a história de Toninho, um peão de estância que tem que recuperar o tesouro do índio Mboboré para poder casar com a filha do estancieiro. Uma historinha do folclore gaúcho. Durou cerca de 40 minutos e foi muito legal.

No feriado de Nossa Senhora Aparecida ocorreu o desfile de bonecos. Os bonequeiros, seja de fantoches, de articulados ou de bonecos gigantes desfilaram da praça da Catedral até a praça João Correia. O legal é que o público pode durante o desfile interagir com os personagens, fazer fotos. No sábado, dia 15, novamente teve desfile. Acredito que por ser um sábado, teve ainda mais personagens.

dsc_7709-copy

dsc_7741-copy

dsc_7753-copy

dsc_7755-copy

dsc_7768-copy

dsc_7770-copy

dsc_7787-copy

Jpeg

Jpeg

Ainda no sábado, vimos o espetáculo O Pequeno Príncipe de Papel. Lindo! Teve ator interagindo com bonecos feitos de papel em 3D. E qualquer forma de contar a história do Pequeno Príncipe já é legal por si só!

Jpeg

Jpeg

Jpeg

Outra atração do festival, no dia 15, foi a parada Food Truck. Esta foi a terceira edição do ano: na Páscoa, no Festival de Inverno – em agosto, e agora. O destaque, além das comidinhas variadas, é que os recursos são todos destinados para entidades assistenciais de Canela, como o Hospital (que precisa de muita ajuda, porque a situação é bastante séria em relação às dívidas e às dificuldades de atendimento).  Em agosto, provei comida mexicana. Nesta edição, foi a vez de uma dobrada, espécie de pizza/calzone e batatas fritas belgas, com maionese verde (feita com a adição de ervas finas).

Jpeg

Jpeg

O festival oferece também oficinas, workshops e outros espetáculos pagos. O único senão do evento é que assistir algumas das peças gratuitas na praça exigiu sombrinhas, boné/chapéu e óculos de sol, pois não foi oferecida nenhuma cobertura em frente ao multipalco e as atividades foram entre as 12h e às 14h, ou seja, sol no rosto, dificultando a visão das atrações.

Serviço:
►Site: http://bonecoscanela.com.br/
►Facebook: https://www.facebook.com/BonecosCanela

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial