London Eye, em Londres
Postado por: Amanda MengerSe tem um brinquedo que eu sempre gostei nos parques de diversões é a roda gigante. Um passeio tranquilo e lá do alto dá para ver lindas paisagens. E assim também foi em Londres, na London Eye, uma super roda gigante.
A London Eye, assim como a Torre Eiffel, foi construída para ser temporária e acabou se tornando permanente e um dos melhores passeios a se fazer nestas duas cidades. A London Eye foi erguida em 2000 como Millenium Wheel, a Roda do Milênio, como uma comemoração a chegada do terceiro milênio (o que na verdade só ocorreria uma no mais tarde, em 2001). Por seis anos ela foi a maior roda gigante do mundo, e perdeu o posto para Estrela Nanchang, na China (sempre os chineses!) e depois para outra estrutura em Las Vegas.
Do alto dos seus 135 metros é possível ter uma visão completa de Londres, a extensão do Tâmisa, as Torres do Parlamento (Big Bang), a Abadia de Westminster, a cúpula da igreja de St. Paul até a área mais moderna próxima a Tower Bridge.
Uma curiosidade é que a London Eye tinha sido planejada para rodar a primeira vez na virada do ano, no entanto, devido a uma cabine não ter sido aprovada no teste de segurança, a roda girou sem passageiros. A inauguração com passageiros ocorreu só no dia 1º de fevereiro de 2000.
Inicialmente a London Eye era patrocinada pela British Airlines, desde 2008 passou para a Merlin Group, que é a responsável por outras atrações como o Museu de Cera Madame Tussauds, Aquário de Londres e a London Dungeon, pertinho dali. Exatamente por isso que quem tem interesse nestas atrações, pode comprar combos de ingressos e poupar algumas libras.
Além dos combos, também dá para economizar comprando com antecedência pela internet ou ainda, se a atração estiver na promo 2 for 1, comprar na hora comprando dois ingressos pelo preço de um. Os ingressos também tem faixas de preço, como por exemplo, a experiência com champanhe e claro, no ano novo e no Dia dos Namorados (14 de fevereiro) há preços diferenciados e formas de comprar que se diferenciam dos demais. De 11 a 22 de janeiro a roda gigante fica fechada para manutenção anual.
Quando fomos a Londres em 2014 precisamos ir duas vezes para conseguir fazer o passeio. Na primeira vez, uma quarta-feira início da tarde estava muito frio e com muito vento, era fevereiro, e por isso, a roda estava fechada. Voltamos então na sexta-feira pela manhã, logo na abertura, assistimos a uma apresentação de cinema 4D e foi bem legal, em seguida fomos para a fila, passamos pela segurança e fizemos o passeio que durou cerca de 50 minutos. Como era bem cedo, dividimos a cabine com poucas pessoas e pudemos fazer quantas fotos quisemos de Londres.
Serviço
►Site: https://www.londoneye.com/
►Endereço: Riverside Building, County Hall, Westminster Bridge Road
►Horário: há uma variação ao longo do ano, mas em geral é das 10h às 20h30, sendo que a bilheteria abre às 9h30
►Metrô: Westminster ou Waterloo
►Preço: o ticket standard custa a partir de £ 21
Fotos: Destino Mundo Afora