Museu Paranaense, em Curitiba

Postado por: Amanda Menger

Um dos mais antigos museus do Brasil (o terceiro a ser criado, em 1876), o Museu Paranaense, localizado no Centro Histórico de Curitiba, traz um acervo muito interessante e que recontam a história do estado.
O acervo conta com cerca de 400 mil itens como, por exemplo, objetos pessoais, móveis, armas, roupas, documentos, fotos, filmes, equipamentos diversos, instrumentos musicais, dinheiro e moedas de diversos períodos, além de quadros que retratam diversas passagem e figuras da história paranaense e brasileira.

dscn3774-copy

dscn3779-copy

A exposição permanente conta com peças doadas por Vladimir Kozák, um naturalista tcheco que viveu em Curitiba, do Banco do Estado do Paraná, após a privatização e ao antigo museu Coronel David Carneiro. O espaço conta também com área para exposições temporárias e ainda uma biblioteca com mais de 5 mil obras.

Miniatura de uma embarcação espanhola da era das grandes navegações (séculos 15 e 16)

Miniatura de uma nau portuguesa

Maquete de uma redução jesuíta no Paraná

Morteiro usado no Forte de Guarapuava

O prédio que abriga o museu foi construído entre 1928 e 1929 e passou a ser a sede em 2003. O local foi construído por Julio Garmatter para ser a residência de sua família, em seguida foi sede do governo do estado, do Tribunal Regional Eleitoral e o Museu de Arte do Paraná. O Museu Paranaense por sua vez passou por vários locais, como a praça Zacarias.

dscn3788-copy

Capivaras! Porque né, Curitiba pede capivaras!

dscn3785-copy

dscn3809-copy

Visitei o Museu Paranaense em 2014, durante uma viagem de trabalho.  Uma dica é conhecer o local aos domingos, pois ele fica em uma das ruas nas quais passa a Feira do Largo da Ordem, então além de passear por entre as bancas de artesanatos, você pode conhecer um pouco mais da história do Paraná e do Brasil neste museu. Também perto dali está a Mesquita de Curitiba, outra boa opção de passeio.

Serviço
►Site: http://www.museuparanaense.pr.gov.br/
►Endereço: Rua Kellers, 289, no bairro São Francisco
►Horários: de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas
►Ingresso: Gratuito.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial