Um passeio incrível pela Ponte do Brooklyn
Postado por: Tatiana DornellesTênis, máquina fotográfica e muita disposição… É disso que você vai precisar para atravessar a Ponte do Brooklyn, em Nova York. O passeio é incrível, tem vistas maravilhosas lá de cima e (o mais interessante!) é gratuito. Eu e Max, confesso, não atravessamos toda a ponte, pois tínhamos outro compromisso e já estava estourado o horário. Porém, de qualquer forma, valeu super a pena!
A travessia, que tem 1.834 metros, é considerada uma das mais antigas pontes de suspensão dos Estados Unidos e está sobre o rio East, que liga Manhattan ao Brooklyn. Cenário de diversos filmes hollywoodianos (entre eles, “Sex and the City”!), a ponte tem um clima romântico ao mesmo tempo em que é intensa, movimentada, bem no clima novaiorquino.
O interessante é que ela tem separação: um lado para pedestres e outro para ciclistas. E o mais curioso – ou nem tanto – é que as pessoas realmente respeitam a regra do local (ai, se fosse no Brasil, como seria?).
Em determinados locais, há bancos para descansar ou apenas para curtir a vista…
Eu e Max fomos até a metade da Ponte do Brooklyn, mas nos arrependemos de não ter atravessado. Começamos a travessia pelo lado de Manhattan e, para quem vai fazer o trajeto da mesma forma, a opção é descer na estação de metrô Fulton Street, que tem as linhas A, C, J, Z, 2, 3, 4 ou 5.
Da ponte, a vista é maravilhosa: é possível avistar o distrito do Brooklyn, a ilha de Manhattan, a Estátua da Liberdade, os gigantescos prédios e a Manhattan Bridge, entre outros pontos interessantes.
Também é possível observar os carros que passam na pista de baixo, ou seja, no nível inferior, o que garante a segurança dos pedestres e ciclistas.
A construção chama a atenção também pelos cabos de aço e pelo estilo gótico, o que resultam em fotos lindas também. Ah, sabia que cerca de 120 mil veículos atravessam a ponte diariamente usando seis faixas? E ainda circulam em torno de quatro mil pedestres e três mil ciclistas, nos dois sentidos.
Ainda vou voltar na Ponte do Brooklyn e atravessá-la todinha, pode ter certeza… Simplesmente amei Nova York e não vejo a hora de voltar e poder explorar ainda mais a cidade que nunca dorme…
Curiosidades
► Em 15 de outubro de 1966, a ponte foi designada uma estrutura do Registro Nacional de Lugares Históricos.
► Em 29 de janeiro de 1964, virou Marco Histórico Nacional.
► A construção começou em 1869 e ficou completa 14 anos depois.
► Foi aberta para uso em 24 de maio de 1883.
► No primeiro dia, 1.800 veículos e 150.300 pessoas atravessaram a ponte.
► Sua principal curva tem 21.486 metros.
► A ponte custou 188 milhões de dólares para construí-la e aproximadamente 27 pessoas morreram durante a construção.
► Quando concluída, ela era a maior ponte por suspensão do mundo – 50% maior que a construção anterior – e virou um grande ponte de referência de turistas.
► Por vários anos, as torres foram as maiores esculturas dos Estados Unidos. O estilo da arquitetura da ponte é gótico.
Fotos: Destino Mundo Afora