Visita à Casa d’Agronômica, residência oficial do governador de Santa Catarina
Postado por: Tatiana Dornelles
Em meio à natureza e de frente para o mar, em Florianópolis, fica localizada a Casa d’Agronômica, a residência oficial do governador de Santa Catarina. A convite do próprio – Raimundo Colombo – estive lá para uma entrevista para o jornal Diário do Sul, onde trabalho, junto com outros veículos de comunicação de cidades do interior do estado. Nunca imaginei que, um dia, iria conhecer a casa onde moraram 18 governantes, que, por sinal, sempre que passava em frente batia aquela curiosidade…
O palácio – sim, é um palácio e não uma casa -, tem características coloniais portuguesas, com intervenções do colonial espanhol. Foi projetado e construído para ser a residência oficia dos governadores, na época em um ponto distante do Centro, na Estação Agronômica, que era área rural.
A área onde está a construção em estilo colonial misto da década de 1950 é repleta de árvores e pássaros cantando. Há figueiras, pau-brasil, pinus, eucaliptos e coqueiros, em uma área total de 50 mil metros de gramado e cercada por muros de pedra bruta. No extenso jardim, há um canhão e, em frente à porta principal, um pequeno jardim com chafariz. O lugar é realmente encantador!
Na entrada do palácio, a grandeza e detalhes da construção chamam a atenção. Aproveitei para fotografar alguns cômodos do primeiro piso, para que os leitores e/ou contribuintes possam conhecer também… Logo que a gente entra, se depara com uma enorme sala, repleta de poltronas, quadros e sofás, tudo para receber as maiores autoridades ou convidados especiais. Ao fundo, um piano clássico.
Uma outra sala, também muito grande e com abertura para a anterior, tem diversos sofás. As janelas e portas, de ferro decorado, dão um requinte a mais nos ambientes. E, claro, porta-retratos do governador espalhados por alguns móveis dão um ar familiar aos ambientes.
A sala de jantar/reuniões é grande, com uma gigantesca mesa para receber autoridades e convidados. Foi nesta sala que fomos recebidos, com muita atenção, pelo governador Raimundo Colombo.
Logo em uma das saídas da sala de reuniões/jantar, há a escadaria com tapete vermelho e corrimão em ferro decorado, lindíssima, que (acredito) deva levar aos quartos. Ao lado da escadaria, há ainda um escritório, local de trabalho do governador em alguns momentos do dia.
Já no centro de todas as salas, numa espécie de jardim de inverno, fica um local onde são realizados importantes eventos. De lá, é possível ter acesso a todos os cômodos.
Aproveitei a ocasião e apareci em algumas fotos, tiradas pelo fotógrafo da assessoria de imprensa do governador. 🙂
A Casa d’Agronômica não é aberta à visitação, apesar de ter sido um projeto do ex-governador Leonel Pavan que não saiu do papel. No entanto, foi muito legal conhecer um pouco e relatar aqui a experiência que tive na casa da maior autoridade do estado de Santa Catarina…
Curiosidades
► A casa foi construída pelo Departamento de Obras do Estado (hoje Departamento de Edificações e Obras Hidráulicas – DEOH) e teve início em 1952, terminando em 1954, e sendo inaugurada no início de 1955 pelo governador Irineu Bornhausen.
O Palácio da Agronômica teve o nome equivocadamente alterado para Casa d’Agronômica pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira.
► Até 1955, os governantes moravam no Palácio Rosado (Cruz e Sousa) ou em suas casas particulares. Aderbal Ramos da Silva, por exemplo, nasceu no palácio da Praça 15 em 1912 porque seu avô, Vidal Ramos, era o governador e abrigava sua mãe, Raquel, por causa das constantes viagens do pai, Pedro Silva, juiz de direito.
► Quem pensa que é apenas moradia, se engana: o espaço tem um gabinete de trabalho e uma ampla sala de reuniões.
► Antônio Carlos Konder Reis, que administrou o estado entre 1971 e 1975 e durante 1994, foi o único governador solteiro, mas mesmo assim residiu na Agronômica. No primeiro governo, dividiu o palácio com a família de sua irmã Maria Pompéia Konder Reis Malburg, que cumpria, quando necessários, os rituais de primeira-dama.
► No Palácio da Agronômica já residiram as famílias dos seguintes governadores de Santa Catarina: Irineu Bornhausen; Jorge Lacerda; Heriberto Hülse; Celso Ramos; Ivo Silveira; Colombo Machado Salles; Antônio Carlos Konder Reis; Jorge Bornhausen; Henrique Córdova; Esperidião Amin; Pedro Ivo Campos; Casildo Maldaner; Vilson Kleinübing; Paulo Afonso Vieira; Esperidião Amin; Luiz Henrique da Silveira; Leonel Pavan e João Raimundo Colombo.
Serviço
► A Casa d’Agronômica está localizada entre as avenidas Rui Barbosa e Beira-Mar Norte, em Florianópolis. Não é aberta à visitação.
Fotos internas e externas: Destino Mundo Afora
Fotos reunião: Lougans Duarte
Foto em que apareço na sala: Assessoria do Governo de SC
Últimas fotos: James Tavares | Secom

Show de fotos Tati Tatiana Soares Dornelles e Destino Mundo Afora! Sempre tive a curiosidade de conhecer internamente a Casa do Governador por achar lindíssima sua arquitetura externa. Valeu mesmo! parabéns!