Turismo integrado x falta de divulgação

Postado por: Tatiana Dornelles

A discussão sobre turismo integrado é algo que é feita há anos e anos na nossa região e, infelizmente, na prática não existe. Sei que agora os municípios estão trabalhando para um plano de turismo integrado, em prol do setor e para alavancar a economia das cidades. Isso é muito bom, por sinal.
Por muito tempo, o Sul de Santa Catarina está esquecido. Enquanto o Norte do estado está a mil anos à frente da gente e recebe turistas de todos os lugares, estamos parados no tempo. E lá, como já vi em feiras de turismo, eles realmente trabalham a integração entre roteiros.

Em feiras de turismo, é possível notar integração entre municípios

Se um destino não quer ajudar o outro, um círculo vicioso se cria. Se tenho um evento na minha cidade voltado à gastronomia, por que não indicar a cidade vizinha que tem turismo rural? Falta divulgação, parceria, vontade… E não somente por parte das cidades não… Isso começa, a meu ver, pelos próprios organizadores de eventos e festas que fazem parte da programação turística das cidades. Pouco são divulgados os eventos e, quando há convites ou envio de materiais para jornais/blogs, geralmente são apenas aos de fora. Isso já foi discussão em grupos de WhatsApp de blogueiros de viagem e jornalistas do setor. Todos têm a mesma visão, praticamente.

Laguna é cidade histórica e tem pesca artesanal com ajuda dos botos

Eu, como blogueira de viagem do Destino Mundo Afora e jornalista de turismo da Abrajet/SC, participei de grandes eventos fora e dentro do estado, como presstrips, famtours, palestras, feiras, etc. No entanto, quase nenhum na minha própria região – exceto a Praia do Rosa, que é nossa parceira sempre. Na maioria das vezes, pra ser honesta, nem fico sabendo dos eventos (só depois que aconteceu) ou descubro em cima da hora.

Praia do Rosa, em Imbituba, é berço das baleias francas de julho a novembro

Temos muitos lugares para desbravar por aqui, muitos eventos incríveis e muita divulgação poderia ser feita, mas, como dizem, “santo de casa não faz milagre”. Será? Sempre levantei a bandeira por Santa Catarina e tenho até um projeto com o tema para ser feito em parceria com municípios e/ou iniciativa privada. O que vejo? Descaso pelo turismo, muitas vezes.
Na primeira edição do Santa Catarina na Bagagem, consegui reunir na Praia do Rosa, em Imbituba, 18 blogueiros de viagem (que já viajaram quase o mundo todo e alguns nem sabiam da existência desse paraíso catarinense). O evento, que teve a parceria da Acim/Núcleo Praia do Rosa e pousadas/restaurantes, foi um sucesso e muitos foram os posts sobre o lugar (gastronomia, roteiro, o que fazer no Rosa, hospedagem…).

Blogueiros participantes do meu projeto Santa Catarina na Bagagem na Praia do Rosa

Em feiras nacionais, o estande de Santa Catarina tem sempre representantes das regiões e, da nossa, é um hotel ou outro, quando há.
Precisamos, de alguma forma, acordar este setor adormecido aqui na região. Não adianta pensar em turismo integrado e não investir em divulgação, não chamar peças-chave pra arregaçar as mangas e trabalhar, não buscar outros meios senão os tradicionais. Vamos nos mexer, ou os turistas nunca vão descobrir as belezas naturais e a rica gastronomia que temos por aqui.

Santa Rosa de Lima tem foco no turismo rural ou agroturismo

Sobre os blogs de viagem:
Você sabia, por exemplo, que os blogs de viagem são os meios mais procurados pelos turistas/viajantes quando vão para um destino? Sabe por quê?
Porque nos blogs de viagem, os blogueiros contam a sua experiência naquele destino, hotel ou restaurante, dando as dicas verdadeiras de quem realmente esteve naquele lugar. #Ficaadica
É diferente, por exemplo, de um jornalista – que geralmente recebe o texto pronto, nunca foi ao local, mas diz que lá é top! E olha que sou jornalista, tá?
Os blogueiros de viagem, por sua vez, apresentam aos seus leitores o que realmente vivenciaram e, de uma viagem de fim de semana ou presstrip, acabam saindo cerca de dez posts (quando não mais, viu!). Enquanto isso, um jornalista traz como resultado um texto de meia página (se não menos!). Mas esse assunto vou abordar melhor em um post específico…

PS: Quando cito região, leia-se Amurel.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial