O Grand e o Petit Trianon e os jardins, em Versalhes

Postado por: Amanda Menger

Depois de perambular pelo Palácio de Versalhes, nós pegamos um trenzinho, por 7 euros por pessoa, para andar até os domínios de Maria Antonieta, ou seja, o Grand e o Petit Trianon.
Claro que é possível seguir caminhando do palácio até o Trianon, e é uma caminhada legal, mas para a primavera, verão ou outono, desde que não esteja chovendo. Como o clima em Paris e arredores, como Versalhes, é muito instável, chove e para de chover de uma hora para outra. Chegamos ao palácio e tinha um pouquinho de sol, depois ficou encoberto e a chuva caiu torrencialmente. E batemos queixo em pleno inverno!

O Trianon só abre a partir das 12h. Então se chegar logo na abertura do palácio, às 9h (nós chegamos perto das 10h), dá tranquilamente para visitar todas as salas abertas ao público até a abertura do Trianon e fechar a visita por lá. No verão há shows de luzes e fogos de artifício com apresentações musicais à noite (o ingresso para o show é separado da visita ao palácio e ao Trianon).

O Trianon foi criado pelo rei Luiz XIV, o mesmo que começou a construção do palácio, para abrigar sua amante, mas servia também para receber autoridades diplomáticas e nobres em visita à França.  No Grand Trianon é possível ver vários cômodos mobiliados, inclusive aqueles utilizados por Napoleão e o salão onde foi assinado o Tratado de Versailhes que pôs fim à 1ª Guerra Mundial.

Há uma certa distância entre o Grand e o Petit Trianon. Você pode esperar o próximo trenzinho ou ir à pé. Decidimos ir caminhando e estava muito frio, portanto, no inverno vá com várias camadas de roupa!
Já o Petit Trianon ficou conhecido por ser o espaço que o rei Luiz XVI dedicou à Maria Antonieta e onde ela recebia os amigos mais próximos. Ela mandou construir uma vila de casas campestres e ainda um espaço para concertos e apresentações teatrais. Tudo está disponível para visita. Nós não visitamos pois estavam em reforma.

Serviço
Site: Palácio de Versalhes
Como chegar: RER C, da estação de Versalhes ao palácio é cerca de 5 a 10 minutos de caminhada.
Ingresso: O bilhete individual para o Palácio incluem os Trianons e o jardim e custa 18 euros por pessoa. As entradas no palácio e nos Trianon estão incluídas no Paris Pass Museum. Para quem quiser visitar só os Domínios do Trianon custa 12 euros.
Horário: o Palácio abre de terça a domingo, das 9h às 17h30. O jardim das 8h às 18h e os Domínios do Trianon, das 12h às 17h30.

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial