Museu de História da Arte, em Montevidéu

Postado por: Amanda Menger

A História da Arte é o tema deste museu de Montevidéu. Por ser professora de História e especialização em História da Arte não poderia deixar de visitar o museu. Ele é focado na Arte da Pré-História, dos povos pré-colombianos (Maias, Astecas, Incas e povos indígenas locais) e ainda do período colonial.

O museu tem origem em peças compradas por um conselho municipal em 1951 e que foram expostas em 1957 em uma área da embaixada da França, em Montevidéu. Dois anos depois, organizou-se um Centro de Arte e o acervo foi ampliado. Em 1971, o Centro passa se chamar Museu de História da Arte e passa a ocupar o espaço que tem hoje, em um prédio que é contíguo ao da Intendência de Montevidéu. Em 1975, foi fundado um Museu Municipal de Arte Pré-Colombiana que depois foi integrado pelo Museu de História da Arte.

No final dos anos 1980 o museu ficou fechado por cinco anos, sendo reaberto quando Tabaré Vasquez era o intendente (ele depois foi presidente do Uruguai). Desde a reabertura o espaço foi ampliado assim como o acervo.

O museu conta com muitas peças que são originais, mas grande parte são réplicas e também muitas maquetes. A exposição do acervo começa no subsolo, com a arte rupestre, depois dos povos da Antiguidade Oriental e Clássica como egípcios, mesopotâmicos, persas, indianos, chineses, gregos e romanos. O grande destaque desta parte do acervo é a múmia autêntica de uma sacerdotisa egípcia, seguido dos tapetes persas e maquetes de zigurates mesopotâmicos, Partenon de Atenas e o Coliseu de Roma.

Na parte pré-colombiana, há novamente uma mescla de peças autênticas e de réplicas. Destaque para as pedras do sol Maia e o calendário Asteca, quipus Incas, entre outras expressões artísticas e peças utilitárias como cerâmicas e pontas de lança.

Nos andares mais acima, há obras do Renascimento e Barroco, assim como móveis de origens diversas, mas principalmente espanhóis, do período colonial no Uruguai.

No primeiro andar há uma área para as exposições temporárias. Quando visitamos, em julho de 2019, a mostra era sobre latas de biscoito e chá, principalmente inglesas, com algumas caixinhas do fim do século XIX e início do XX.

O museu também possui uma biblioteca, cafeteria e salas para realização de cursos e oficinas que seguem programação disponível no site.

Dica: Reserve pelo menos umas duas horas para poder ver bem as peças. Como o museu está na mesma área da Intendência, aproveite para conhecer o Mirante e depois siga para o Museu do Azulejo, que fica próximo dali também ou ainda siga em direção à Cidade Vieja, na área da Plaza Independência.

Serviço:

Site do Museu de História da Arte
► Endereço: Calle Ejido, 1326. Sector Oeste del Edificio Sede de la Intendencia de Montevideo
► Horário: de terça a domingo, das 12h às 17h30 (fechado nas segundas-feiras). De 13 de dezembro, a 12 de março, das 13h30 às 19h. O museu não abre nos dias: 1º de janeiro, 24 de abril, 1º de maio, 25 de agosto e 25 de dezembro.
► Ingresso: gratuito

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao

Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial