Experimentando cafés mundo afora…

Postado por: Tatiana Dornelles

Para quem aprecia um bom café, sabe que uma das coisas que mais apetece é o aroma. Nada melhor, por exemplo, do que acordar sentindo aquele cheirinho de café novinho, feito na hora. Quem concorda? Bem, foi pensando nessa bebida – que amo – que decidi fazer esse post contando sobre a experiência com cafés.

Em Londrina, no Paraná, conhecendo sobre grãos e aromas de cafés

O título pode parecer pretensioso, até porque ainda não desbravei o mundo inteiro. Mas, por onde quer que eu vá, uma coisa não pode falar no roteiro: experimentar café. Aí, vale tudo: de grandes redes até cafés locais, como forma de saborear esse líquido maravilhoso e, ao mesmo tempo, sustentar meu vício. Sim, quem me conhece sabe que sou praticamente “viciada” em cafés.

O café é paixão nacional aqui no Brasil e é item essencial no dia a dia, seja ao acordar, no trabalho, após o almoço ou para dar aquela energia… Forte, “encorpado”, o café não pode faltar na mesa em solo brasileiro.

Em Curitiba, no Artesanilo Café – era ótimo, mas o estabelecimento já fechou

Em 2016, fui convidada a conhecer a Rota do Café – em cidades do Paraná -, a convite do Sebrae/PR, onde aprendemos um pouco sobre essa bebida tão apreciada por nós. Você sabia, por exemplo, que o café extra forte é aquele em que os grãos foram muito torrados, queimados e até carbonizados? Por isso, segundo os fazendeiros e produtores de café da rota, ao beber café extra forte, na verdade, estamos consumindo um café queimado, sem nutrientes e feito com grãos de baixíssima qualidade. Eles, inclusive, afirmaram que o melhor é, sem dúvidas, o tradicional. Isso sem contar nos cafés especiais, que são beeeeemmm melhores, claro.

Outro “santo ensinamento” da Rota do Café foi quanto ao uso do açúcar, que mascara completamente o sabor verdadeiro do café. Na verdade, ao encher de açúcar, a pessoa sente o doce do açúcar e não mais o sabor do café. Confesso que, desde então, aprendi a tomar café sem açúcar. E, olha, é a melhor coisa da vida, além de sentir o sabor verdadeiro do café, deixei de consumir colheradas e colheradas do produto durante o dia – eu tomava antigamente café com duas a três colherzinhas de açúcar, sendo que era em média 6 a 8 xícaras ao dia (eita, sim!)…

Aeroporto de São Paulo, antes de embarcar para os Estados Unidos

Visitamos ainda a Fazenda Palmeira e outros locais que produzem ou produziram a bebida. Além disso, nessa viagem, vi que é possível fazer inúmeras receitas à base de café (confira nesse post aqui…).

Fazenda Palmeira, produtora de café no Paraná e que faz parte da Rota do Café

E me senti numa novela da Globo sobre fazendas de cafés…

Mas, vamos que vamos. Nos Estados Unidos, o café é diferente. Achei meio fraco, sem gosto, faltando alguma coisa. hehehe A forma como eles preparam e consomem o café por lá é meio que conhecido por nós como o “chafé”, de tão fraquinho. Experimentamos em alguns lugares, desde o hotel em que ficamos até em algumas lanchonetes, mas quase tudo a mesma coisa. Por isso, optamos muitas vezes por ir ao Starbucks ou Donuts.

Café da manhã no hotel em Miami – com rosquinhas…

Starbucks, em Orlando

Mas o lugar que encontramos o café mais parecido com o brasileiro foi em Nova York, em uma padaria chinesa no Queens – Sunrise Bakery & Cafe. Todos os dias a gente ia tomar café da manhã por lá e ainda me sentia bem em filmes americanos, passeando com o copo de café nas mãos. hehehehe

Padaria chinesa no Queens, em Nova York. Café parecido com o nosso

Andando nas ruas de Nova York, com café na mão, me sentindo num filme americano hehehe

Um lugarzinho bem perto do Rockfeller Center, em Manhattan, Nova York. Até hoje não consigo lembrar o nome do lugar

Nova York

Agora, quer café bom é só ir na Colômbia. Com milhares de plantações de café, o país é um dos grandes produtores da bebida mais suave, sendo mundialmente conhecida por essa característica. Claro que experimentei o café por lá, no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, porque no hotel não conseguimos tomar café antes – nosso voo foi bem cedinho e ainda não estava no horário do café da manhã. De qualquer forma, não saí do país sem experimentar o café, tão famoso no mundo.

No aeroporto em Bogotá, na Colômbia, experimentando o café de lá

E também teve café no Panamá…

E, claro, aqui no Brasil experimento cafés em vários lugares e, se notar, tem muito post espalhado aqui no blog. Inclusive, adoro conhecer os cafés locais também.

Café Cultura, Farol Shopping, em Tubarão

E você, curte café como eu?

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao

Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial