Líderes do mundo se manifestam quanto à vitória de Lula

Postado por: Tatiana Dornelles

O Brasil elegeu, neste dia 30 de outubro, o futuro presidente do país: Luiz Inácio Lula da Silva. A eleição foi uma das mais apertadas da história, com 2,1 milhões de votos de diferença. No entanto, até a tarde do dia 31, o presidente Jair Bolsonaro, candidato concorrente à reeleição, não havia se pronunciado.

Com a vitória de Lula, metade da população comemora ainda. Enquanto isso, a outra metade não aceitou a derrota e, pior do que isso – e muito vergonhoso para o país -, começou a fechar rodovias, interferindo no direito constitucional de ir e vir, a fazer badernas e queimar pneus e agredir pessoas com ideias contrárias.

Estamos vivenciando uma barbárie e atrocidade: a não aceitação da democracia. Agora, sinceramente, responda: se fosse o contrário, estava tudo “okay“, né? Absurdo! Ou seja, a democracia só vale para um lado, ao que parece. Lembrando que em 2018, quando Bolsonaro ganhou de Haddad, não houve badernas nas ruas… “Quem faz baderna são petistas”, dizem os bolsonaristas. Mas quem está fazendo baderna mesmo, hein?

Pois bem, enquanto esta gente sem noção está atrapalhando a vida de outras e fazendo papel de “palhaços”, o mundo inteiro está se mostrando aberto ao novo presidente a partir de 2023.

O atual presidente não conseguiu fazer e ter diplomacia com outros países do mundo – e a falta de diplomacia, as más atitudes e as merdas que disse a vida inteira o levaram à queda.

Vamos, então, ao pronunciamento das autoridades de outros países:

  • Joe Biden, presidente dos Estados Unidos

“Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros”, disse o líder americano num comunicado.

  • Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

O presidente ucraniano publicou uma mensagem em português parabenizando Lula.

“Parabéns a @LulaOficial com vitória nas eleições presidenciais no Brasil. Confio numa colaboração ativa com amigo da Ucrânia de longa data e no reforço da parceria estratégica 🇺🇦-🇧🇷 para assegurar democracia, paz, segurança e prosperidade na Ucrânia, no Brasil e no mundo inteiro!”

  • Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

“Parabéns ao Lula pela vitória na eleição do Brasil. Espero trabalhar junto nos temas importantes para o Reino Unido e o Brasil, desde o crescimento da economia global até a proteção dos recursos naturais e promoção dos valores democráticos”, escreveu Sunak no Twitter.

  • Alberto Fernández, presidente da Argentina

“Parabéns, Lula! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, disse o líder do país vizinho no Twitter.

  • Vladimir Putin, presidente da Rússia
“Confio que por meio de nossos esforços conjuntos garantiremos um desenvolvimento maior da cooperação construtiva entre Rússia e Brasil em todos os âmbitos”, afirmou o presidente em nota.
  • Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal

“O Presidente da República felicita o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela eleição como Presidente da República Federativa do Brasil, com a certeza de que o mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”, disse, em comunicado.

  • Olaf Scholz, chanceler alemão

“Parabéns a @LulaOficial por sua eleição! Aguardo com expectativa uma cooperação estreita e confiável com o 🇧🇷 – em particular nas questões de comércio e de proteção climática”.

  • Emmanuel Macron, presidente da França

“Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, disse o líder francês no Twitter.

  • Pedro Sánchez, premiê da Espanha

“Parabéns, Lula, pela sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro”, postou o chefe de governo da Espanha no Twitter.

  • Embaixada da China no Brasil

No Twitter, a embaixada da China afirmou que tomou conhecimento dos resultados das eleições. “Expressamos as nossas mais calorosas congratulações ao Sr. Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e ao Sr. Vice-Presidente eleito Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho”, afirmou a embaixada.

  • Josep Borrell, representante da União Europeia para assuntos internacionais

“Os cidadãos brasileiros foram às urnas para eleger seu novo presidente em uma eleição pacífica e bem organizada. Parabéns @LulaOficial na sua eleição! Estou ansioso para trabalharmos juntos e avançar as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado”, disse o representante da União Europeia para assuntos internacionais.

  • Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá

“O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com @LulaOficial, fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”, postou em sua conta no Twitter.

  • Gabriel Boric, presidente do Chile

O presidente do Chile postou no Twitter apenas “Lula. Alegria!”

  • Gustavo Petro, presidente da Colômbia

O líder colombiano publicou apenas “Viva Lula” no Twitter.

  • Guillermo Lasso, presidente do Equador

Lasso é um político de direita, mas parabenizou Lula e disse que seguirão fortalecendo a amizade e a cooperação entre os países.

  • Andrés Manuel López Obrador, presidente do México

“Ganhou Lula, bendito povo do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”, comentou o líder mexicano.

  • Nicolás Maduro, presidente da Venezuela

“Comemoramos a vitória do povo brasileiro, que neste 30 de outubro, elegeu Lula como seu novo presidente. Viva os povos determinados a serem livres, soberanos e independentes! Hoje, no Brasil, a democracia triunfou. Parabéns, Lula! Um grande abraço!”, postou no Twitter o mandatário venezuelano.

  • Luis Arce, presidente da Bolívia

“Parabéns irmão Lula, eleito presidente do Brasil! Sua vitória fortalece a democracia e a integração latino-americana. Temos certeza de que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”, escreveu o líder do país vizinho.

  • Pedro Castillo, presidente do Peru

“O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada @LulaOficial, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da Pátria Grande”, publicou o presidente peruano no Twitter.

  • Luis Almagro, secretário-geral da OEA
Meu reconhecimento ao povo do #Brasil por uma grande jornada democrática nas #Eleições2022 Felicito o novo Presidente por sua vitória. Conte com a OEA para trabalhar no fortalecimento da democracia, direitos humanos, segurança e desenvolvimento da nossa região.
  • Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai

“Saudamos o presidente eleito do Brasil @LulaOficial. Confiamos em trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as excelentes relações bilaterais”, escreveu o líder do país vizinho.

  • Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba

“Te abraçamos irmão Presidente Lula”, disse o presidente cubano.

  • Heiko Thoms, embaixador da Alemanha

O país europeu parabenizou Lula oficialmente por meio de seu embaixador em Brasília, Heiko Thoms:

  • Alexandria Ocasio-Cortez, congressista na Câmara dos Representantes dos EUA

  • Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA

Vice-presidente de Bill Clinton, Al Gore afirmou que o resultado das eleições marcam um momento de mudança para o futuro do Brasil e demonstra o poder da democracia para que haja progresso no planeta.

  • Francia Marques, vice-presidente da Colômbia

A vice-presidente da Colômbia, ex-empregada doméstica publicou uma foto dela com Lula.

  • Jair Bolsonaro, presidente do Brasil

Sumido há 24h…

***

Fotos: Divulgação

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
  • Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestranda em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial