Costumes curiosos nos Estados Unidos

Postado por: Tatiana Dornelles

Nas vezes em que viajei para os Estados Unidos – estive em Nova York, Orlando, Miami, Kissimee, Cabo Canaveral, Key West…, alguns hábitos americanos me chamaram a atenção. Então, resolvi fazer este post para te ajudar a entender um pouco das diferenças que existem entre nossos hábitos e costumes e o dos americanos.

1- Papel higiênico usado deve ser jogado no vaso sanitário

Um dos costumes diferentes nos Estados Unidos é o fato de jogarem o papel higiênico usado dentro do vaso sanitário. Para mim, foi difícil me adaptar nos primeiros dias, pois parecia que estava fazendo coisa errada hehehe, já que aqui no Brasil temos o costume de usar as lixeiras. Aliás, por lá, em muitos lugares nem lixeira tem nos banheiros. Enquanto isso, aqui, se jogarmos no vaso, ainda podemos entupir tudo…

2- Café da manhã é super reforçado

Bacon, ovos, waffle, creme de queijo… O café da manhã para os americanos é como se fosse realmente a principal refeição do dia. É super, mega, ultra reforçado. Geralmente, também tem aquelas rosquinhas que a gente vê nos filmes… Comi algumas durante o café da manhã, mas não me arrisquei muito nessas coisas muito gordurosas de manhã, não…

3- Consumo de bebidas alcoólicas é proibido na rua

Lei é lei e os americanos levam isso muito a sério. Em muitos estados americanos, é estritamente proibido beber na rua, nas praias, lagos, etc. Então, não se arrisque. Teve um dia que eu e Max fomos comprar cerveja numa loja de bebidas e, antes de sairmos, o atendente colocou nossa cerveja dentro do saquinho de papel, como vemos em filmes, pois não pode mostrar o que está bebendo. Aliás, teve um dia, na praia, que vimos os policiais pegarem um grupo de turistas com cerveja. Os policiais, então, tiraram as bebidas deles e jogaram no lixo. Foi bem assim, sem dó nem piedade.

4- Gorjetas devem ser dadas sempre

Em qualquer ocasião, no restaurante, hotel, etc, você deve sempre lembrar de deixar a gorjeta. O ideal é que seja em média 10% do valor do serviço. Caso não deixe, isso será considerado algo “feio”, deselegante, como se o serviço da pessoa não tivesse sido bom. No hotel que ficamos, havia um cartão de papel da camareira, onde devíamos deixar todos os dias a gorjeta dela pelo serviço de limpeza e organização do quarto. Então, não esqueça de ter sempre uns valores a mais para isso…

5- Maioridade é depois dos 21 anos

Se você tem menos de 21 anos, atente-se para algumas coisas, com por exemplo: não pode comprar bebidas alcoólicas. Em muitos lugares, os americanos pedem algum documento de identificação que comprove que você é maior de idade. Fui num bar, o The Bull, onde pediram meu documento – sim, como sou baixinha aparento ter menos do que realmente tenho. Então, tive que mostrar para poder ficar no bar, que era para maiores, e poder beber…

6- Banheiro público é “restroom”

Não sei você, mas aprendi na escola que banheiro é “bathroom”. O que não lembro terem ensinado é que banheiro público, ou seja, fora de casa, é “restroom”. Então, se for a shoppings, restaurantes, bares, etc, peça para ir ao “restroom” e não ao “bathroom”. Aprendi isso na marra, depois de perguntar algumas vezes onde ficava o “bathroom” kkkk.

7- Comer hambúrguer sem guardanapo

Que os Estados Unidos é a terrinha dos fast food, todos sabem. Mas sabia que um dos costumes dos americanos é comer hambúrguer sem guardanapo? Bem diferente daqui, né?, onde estamos acostumados a ter guardanapo ou aquele papel que envolver o lanche.

8- Taxa de produtos é cobrada na hora do pagamento

Quando você vai comprar alguma coisa, lembre-se que o valor pode ser um pouquinho diferente na hora de passar no caixa. Isso porque os impostos não são embutidos no produtos – como aqui no Brasil – e por lá tudo o que você comprar, como roupa, comida, etc, terá o valor do imposto cobrado na hora do pagamento, no caixa. Ou seja, o que você verá na prateleira não é o que irá pagar no caixa.

9- Patriotismo muito forte

O patriotismo americano é algo muito forte. Diferente do Brasil, onde “viramos” patriotas em época de Copa do Mundo ou Olimpíadas – ou mesmo no dia 7 de setembro – é comum ver em frente às casas ou estabelecimentos comerciais, como o Mc Donald’s, tipicamente americanos, a bandeira dos Estados Unidos. Por aqui, já estão até misturando patriotismo com política… eca!

10- Abastecimento do carro é feito por você

Uma das experiências bem legais que tive foi ter que abastecer o carro. Nos Estados Unidos, não há frentistas. Você mesmo deve encher o tanque e não é complicado não. Fiz um post, inclusive, explicando o passo a passo para abastecer o carro por lá e tem até um vídeo no canal do Youtube.

11- Americano não demonstra afeto em público

Somos “calientes”, sangue latino, e gostamos de demonstrar nossos sentimentos com beijo no rosto, abraços apertados, etc. Mas os americanos são muito retraídos e qualquer demonstração de afeto que ultrapasse o aperto de mão pode ser considerado “abuso”. Então, não tente beijar, abraçar ou tocar um americano. Ele pode entender como outra coisa. Uma coisa que notei e achei superestranho é o fato de eles não demonstrarem afeto em público nem pelos filhos. É de uma frieza só. Assim, tome cuidado também se for tentar falar algo para uma criança, como “que fofo”, “lindinho”, etc. Eles podem entender de forma errada.

Bom, esse post (que precisou ser refeito por problemas no blog) foi com o intuito de ajudar você a entender um pouco dos costumes dos americanos, que são um pouquinho (bastante, na real) diferentes dos nossos. Se precisar, vou atualizando com outros fatos curiosos, mas a princípios são esses mesmo! Espero que tenha gostado!

***

Fotos: Destino Mundo Afora e Divulgação

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
  • Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestranda em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial