Destino Mundo Afora Retrô | 2022

Postado por: Tatiana Dornelles

O ano de 2022 foi pesado num aspecto geral, global, com guerra entre Ucrânia e Rússia, crise econômica, eleições presidenciais no Brasil com racha entre a população, perdas irreparáveis, Copa do Mundo sem Brasil na final. Enfim, foi um ano carregado de energias, ora boas, ora ruins. Pelo menos foi assim que senti…

Em janeiro, minha virada do ano foi isolada em casa com Covid-19. Foi a segunda vez que peguei a doença, dessa vez vacinada, e foi terrível. Dores fortíssimas nas costas que não conseguia andar, nem deitar ou sentar. Fui para o médico três vezes seguida e tomei remédios na veia para a dor passar e não passava. Achei que fosse ser internada. Tive medo.
Depois que saí do isolamento, fui para Laguna e para o balneário Camacho, em Jaguaruna, aproveitar o restante das férias.

Minha virada em casa, com cara de dor por conta da Covid-19

Balneário Camacho, em Jaguaruna

Fevereiro, por sua vez, foi mês de mudanças: comecei na minha escola nova, EEB Teresa Martins Brito, depois de conseguir minha remoção de Imbituba para cá. Além disso, comecei também a lecionar na EEB Senador Francisco Benjamin Gallotti, onde minha tia Nara é assessora e onde minha Dinda foi diretora por alguns anos.
Também nesse mês fiz alguns passeios por Tubarão, mais precisamente na passarela Ângelo Zaboti e uma festinha surpresa para os gêmeos.

Março foi mês de muito trabalho, tanto nas escolas, quanto no jornal Diário do Sul e na Light Stage, boate que fui sócia até quase o fim desse ano. Foi ainda neste mês que vi a Esquadrilha da Fumaça passando pelo céu de Capivari de Baixo enquanto estava na escola.

Em abril, no dia do meu aniversário, fomos passear em Gravatal, paramos para fazer um lanche e à noite, fomos comer pizza com meus pais. Foi um mês corrido, de muito trabalho.

Maio foi o mês em que Tubarão enfrentou uma nova enchente, em menos proporção que a de 1974, mas ainda assim com muitas pessoas desabrigadas e desalojadas, que perderam tudo. Aliás, foi com os vídeos no meu canal sobre a situação da cidade que consegui mais inscritos e visualizações. Também levamos a Lara para um parque de diversões.

Em junho, o fato mais importante foi o aniversário da Lara, nossa ruivinha viajante. Mas também fomos assistir ao show de Skank, em sua última turnê.

Julho foi incrível. Levei meus alunos no Museu do Boi de Mamão, em Tubarão, que não conhecia e adorei. No recesso escolar, fui para a Europa pela primeira vez: ah, Itália, me apaixonei…
Conheci Roma, Florença, Pisa, Pompéia, Nápoles e vi o papa Francisco no Vaticano. A emoção foi indescritível! Além disso, fui semifinalista no Prêmio Arte na Escola Cidadã 2022, com meu projeto fotográfico na escola, Um Outro Olhar.

Coliseu, em Roma

Vaticano

Florença

Pisa

Em agosto e setembro, fiquei mais em casa. E, em outubro, levei meus alunos ao Museu Willy Zumblick e ao Museu Ferroviário, ambos em Tubarão, nos quais me surpreendi com o acervo, pois também não os conhecia. Ainda neste mês, fiz um passeio de barco pirata com os colegas do Gallotti, no Barco Pirata Capitão Gancho, que saiu de Canasvieiras, em Florianópolis, até Governador Celso Ramos. Foi um passeio incrível, que quero fazer em família.

Museu Willy Zumblick

Museu Ferroviário

Em novembro, fui ao Beto Carrero, na Penha, e encarei o novo brinquedo, o Rebuliço. Fui com as turmas de nono ano da escola e foi um dia divertido pacas, como dizem. Levei ainda os alunos da outra escola para o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. Já no fim do mês, fui para o Parque Aquático Cascanéia, em Gaspar, e depois para Balneário Camboriú, onde fiz alguns passeios legais, mas fora do planejado – por conta das fortes chuvas. Além disso, Lula venceu a eleição.

Beto Carrero

Museu ao Ar Livre, em Orleans

Dezembro foi mês de Copa do Mundo – e de perder, de fazer mutirão na beira-rio em Tubarão com os alunos, de fechamento de notas, de festas de fim de ano, Natal, etc. Tive ainda meu nome aprovado como agente cultural em Tubarão.

Números do blog em 2022

♥ Um novo país visitado: Itália
♥ Quatro novas cidades visitadas: Roma, Nápoles, Pisa e Florença
♥ Mais de 1,5 mil inscritos no YouTube
♥ Mais de 250 mil visualizações no YouTube
♥ Vi o papa Francisco ao vivo

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

***

  • Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestranda em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.
OBS: Proibida a reprodução ou utilização das imagens deste post sem a permissão da autora.

***

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial