Museus para conhecer no Sul de Santa Catarina
Postado por: Tatiana DornellesQuem vem para alguma cidade do Sul de Santa Catarina precisa conhecer as riquezas culturais, artísticas e históricas da região. Mais especificamente da Amurel – Associação dos Municípios da Região de Laguna – composta por 18 cidades -, há bastante coisas para visitar, inclusive, alguns museus imperdíveis. E é disso que vou falar aqui…
- Museu Willy Zumblick – Tubarão
Com mais de 70 obras feitas pelo artista tubaronense Willy Zumblick, o museu fica localizado no coração de Tubarão (SC) e leva seu nome. Além de quadros lindíssimos, com temas como folclore, história de Santa Catarina, Anita Garibaldi, lendas e autorretratos, há ainda artefatos que foram usados pelo artista, bem como premiações, troféus e homenagens que ele ganhou em vida. Há ainda esculturas. Willy tem mais de 5 mil obras espalhadas pelo mundo e está na lista dos 100 rotarianos mais famosos mundialmente. Aliás, tem um vídeo sobre o museu no meu canal do Youtube.
- Museu Ferroviário – Tubarão
Com um acervo de mais de 20 trens e documentos, equipamentos e fotografias, o Museu Ferroviário de Tubarão é um dos maiores museus de locomotivas a vapor da América Latina. No local, além de conhecer os trens, é possível entrar neles. Lá, somos guiados pela museóloga Silvana, que entende muito de locomotivas e da história da ferrovia. É uma experiência superbacana e tem aqui, um vídeo no nosso canal.
- Museu do Boi de Mamão – Tubarão
O museu conta com um verdadeiro acervo, com fotografias, troféus, quadros, estatuetas, recortes de jornais, bonecos para apresentação de boi de mamão, bem como muita história sobre a tradição e o Grupo Folclórico Beco do Beijo. No local, além de apreciar todo o material, Zé do Boi fez um resgate histórico, contando sobre a chegada dos açorianos, da origem do nome “boi de mamão” (a mais aceita é a versão que diz que a cabeça do boi era feita com um mamão verde), sobre as apresentações que o grupo fez na cidade e região, entre outras. O lugar é muito legal e tem um vídeo no meu canal do Youtube.
Link: Museu do Boi de Mamão
- Museu ao Ar Livre Princesa Isabel – Orleans
O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel remonta ambientes que destacam como era a vida dos imigrantes, com residências, igreja, moinhos, galpões, indústrias artesanais, vinícola, tudo montado para a gente conhecer. É lindo e um aprendizado incrível. Atualmente, é mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde (Unibave). Aliás, no local tem um espaço para fazer piquenique. Ideal para passar um dia inteiro.
- Museu Anita Garibaldi – Laguna
O Museu Anita Garibaldi guarda um acervo eclético, destacando-se peças de alto valor arqueólogo encontradas nos sambaquis da região, também de grupos indígenas que viveram na região. Outros objetos relacionadas à formação sociocultural lagunense, como peças de porcelanas, utensílios domésticos e móveis, podem ser visitados. Também objetos pertencentes ao Jerônimo Francisco Coelho, considerado pai da imprensa de Santa Catarina. O acervo discográfico e a gaita de Pedro Raymundo, músico popular das décadas de 50 e 60, estão no local.
- Casa de Anita – Laguna
Foi nessa casa que Anita Garibaldi, a Heroína de Dois Mundos, vestiu-se para o primeiro casamento, com o sapateiro Manoel Duarte de Aguiar. A casa foi construída em 1711 e atualmente funciona como museu, com acervo que lembra a trajetória de Anita e seu inesquecível romance com Giuseppe Garibaldi. Guarda, além de móveis da época e utensílios pessoais, uma urna com a terra da sepultura da heroína e o mastro do navio “Seival”, uma das embarcações transportadas por Giuseppe desde o interior do Rio Grande do Sul à tomada de Laguna. A edificação foi restaurada na década de 1970 e transformada em relicário histórico.
- Museu da Baleia Franca – Imbituba
O Museu da Baleia, em Imbituba, retrata a história da espécie no Brasil e no mundo, bem como a perseguição e matança sofrida pelos animais ao longo dos anos. Essa história é contada através de painéis gigantes, com imagens que retratam a época, artefatos de caça e mapas.
Link: Museu da Baleia Franca
Fotos: Destino Mundo Afora
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.
***
- Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestranda em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.
OBS: Proibida a reprodução ou utilização das imagens deste post sem a permissão da autora.
***
- Precisa de chip internacional para a viagem? Clica aqui!
- Se quiser espiar os pacotes promocionais, entra nesse link.
- Para seguro viagem, acessa aqui agora e faça a cotação.