As Copas do Mundo que assisti

Postado por: Tatiana Dornelles

Se tem uma coisa que gosto muito é de assistir aos jogos da Copa do Mundo. Sempre fui torcedora arretada do Brasil, toda de verde e amarelo, e o clima de torcida é muito gostoso.

Geralmente, nos reunimos em família, a cada jogo na casa de alguém. Em 1990, quando eu tinha dez anos, assisti a algumas disputas, mas não tenho muitas lembranças. Foi a partir de 1994 que realmente me apaixonei…

Desde 1930, a Copa do Mundo acontece a cada quatro anos e o Brasil, por incrível que pareça e com orgulho, é o único país a participar de todas as edições.

  • 1994

Copa do Mundo nos Estados Unidos. 
Brasil foi tetracampeão! 

Comecei a assistir aos jogos, efetivamente, em 1994, quando o Brasil foi tetracampeão num jogo disputadíssimo contra a Itália. Mas foi nos pênaltis, com a bola sendo jogada para a lua por Baggio, que ganhamos a taça.

Lembro que neste ano meu avô materno gravou todos os jogos da Copa, na época em VHS. Aliás, parte dos jogos assistir na minha casa no Rio de Janeiro, mas os últimos jogos, já nas férias de julho, assisti em Tubarão.

Outra lembrança marcante desta edição foi a homenagem que a Seleção Brasileira fez ao tricampeão de fórmula 1 Ayrton Senna, que também estava em busca do tetra, não fosse aquela fatídica curva Tamburello.

  • 1998

Copa do Mundo na França.
Brasil perdeu de 3×0 para a França na final. 

Depois de ganhar em 1994, a torcida queria mais uma vitória na Copa do Mundo de 1998, na França. Mas não veio. Apesar do Brasil passar em todos os jogos e chegar à final com a França, perdeu e ficou apenas como vice-campeão.

Ronaldo, que era o melhor jogador da seleção, passou mal, praticamente entregou o jogo e decepcionou milhões de brasileiros. Na época, muito se falou em o Brasil ter sido pago para entregar a taça para o time da casa, que ganhou o primeiro título da Copa.

Assisti aos jogos com os amigos do Diretório Central de Estudantes da Unisul, pois na época era caloura de jornalismo. Às vezes, assistíamos na Bolha, ou nos barzinhos do Centro, mas sempre íamos para a festa na Praça 7 de Setembro.

  • 2002

Copa do Mundo da Coréia do Sul e Japão.
Brasil foi pentacampeão! Brasil venceu a Alemanha por 2×0.

Essa Copa do Mundo teve um diferencial. Os jogos ocorriam de madrugada, uma vez que os países-sede eram do outro lado do mundo.

Lembro de acordar em alguns jogos durante a madrugada, mas como tinha que trabalhar no outro dia, era bem complicado ficar acordada para assistir. A final ocorreu às 8h.

  • 2006

Copa do Mundo na Alemanha.
Brasil perdeu de 1×0 para a França.

  • 2010

Copa do Mundo na África do Sul.
Brasil perdeu de 2×1 para a Holanda.

  • 2014

Copa do Mundo no Brasil.
Brasil perdeu de 7×1 para a Alemanha.

Brasil, sede da Copa do Mundo. A expectativa de vencer em casa era grande por parte dos brasileiros, mas, infelizmente, essa alegria não veio. Foi nessa Copa do Mundo que o Brasil levou uma lavada de 7×1 da Alemanha.

Lembro que quando a Alemanha fez o quinto gol, eu e Max pegamos o carro e fomos embora. Eita, jogo triste esse. Vergonha em casa, decepção para os torcedores. Piada nacional e internacional. Até hoje não engolimos esse 7×1…

  • 2018

Copa do Mundo na Rússia.
Brasil perdeu por 2×1 para a Bélgica.

Em 2018, cinco dias depois da Lara nascer, estávamos na minha casa assistindo ao primeiro jogo do Brasil. Cada jogo era na casa de alguém da família, uma tradição que ocorria todos os anos de Copa.

  • 2022

As expectativas são grandes para a Copa do Mundo do Catar. Como brasileira, a esperança é de o Brasil ser pentacampeão, já que não ganha o campeonato há alguns anos.

Primeiro jogo: Brasil x Sérvia

Este ano, nos reunimos em alguns jogos, por conta dos horários de trabalhos. Infelizmente, o Brasil perdeu para a Croácia, nos pênaltis, no dia 9 de dezembro de 2022. Não foi dessa vez que conseguimos o hexa… Que venha a próxima Copa do Mundo 2026.

Fotos: Tatiana Dornelles | Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

***

  • Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestranda em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.
OBS: Proibida a reprodução ou utilização das imagens deste post sem a permissão da autora.

***

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial