Ópera de Arame, em Curitiba
Postado por: Amanda MengerUm dos cartões postais da capital paranaense, a Ópera de Arame é um daqueles lugares que você não pode deixar de visitar quando vai a Curitiba. O lugar é lindo e prova de como a arquitetura pode ser arte.
Inaugurado em 1992, o espaço é um teatro e recebe diversas atividades culturais, como espetáculos teatrais, apresentações musicais e de dança, entre outros. O prédio ganhou o nome de Ópera de Arame devido a sua forma construtiva. Com tubos de policarbonato circulares e vidro, lembra as construções com arame. O projeto é do arquiteto e professor universitário Domingos Bongestab. Ao redor, está um lago artificial, por isso, o acesso é feito com uma passarela. Próximo dali está a pedreira Paulo Leminiski. O conjunto todo, pedreira, mais o lago e a ópera formam o Parque da Pedreira, aberto no início dos anos 1990.
Aliás, um dos encantos de Curitiba é exatamente a atenção que se dá aos parques e espaços arborizados e de lazer (eles têm no fundo outra utilidade: servem para receber as águas em períodos de muita chuva e evitar assim enchentes, ou pelo menos, minimizá-las).
Serviço:
►Endereço: Rua João Gava, s/nº – Pilarzinho
►Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 20h
►Ingressos: a visita é gratuita, mas os espetáculos são pagos e podem variar
►Para saber a programação: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/agenda/
Fotos: Destino Mundo Afora