Museu do Café de Ibiporã
Postado por: Tatiana DornellesExposição de fotografias e objetos que remetem à cultura cafeeira fazem parte do acervo do Museu do Café de Ibiporã, no norte do Paraná. A antiga estação ferroviária, construída em 1936 por imigrantes ingleses, hoje abriga um pouco da história da cidade e do café, uma das bebidas mais amadas no mundo – e, claro, no Brasil… E eu tive a oportunidade de conhecer o local durante o presstrip Rota do Café, a convite do Sebrae/PR, como já contei aqui.
O museu é pequeno, mas grandioso pelo acervo histórico muito bem preservado de fotos e artefatos que mostram a vida e o desenvolvimento de uma região que viveu o auge do café. Xícaras, calculadora, máquinas de costura, sapato e chapéu usados na época, rádio e telefone, além de peneiras usadas nos cafezais, são alguns itens do museu.
O espaço conta ainda com uma sala de vídeo – onde é possível assistir a depoimentos dos pioneiros da cidade. As peneiras de café penduradas no teto chamam a atenção pela criatividade e proporcionam um charme ainda maior ao lugar, remetendo ao passado.
E, claro, não há local mais propício para abrigar objetos históricos do que a estação de trem, que foi inaugurada em 15 de julho de 1936 e foi o marco da chegada dos pioneiros que foram para município, principalmente para trabalhar nas lavouras de café. O local, inclusive, é hoje o único prédio de Ibiporã tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Na parte externa do museu, há ainda uma escultura do artista paraibano Henrique de Aragão. A obra, denominada Cristo Libertador, tem 4,5 metros de altura e compõe o acervo do Museu de Esculturas ao Ar Livre de Ibiporã, que existe desde 1989 com obras espalhadas por vários pontos do município – a maioria do próprio artista, um dos grandes nomes da arte sacra.
Apesar de ter sido um passeio rápido, até pelo avançar da hora, valeu a pena conhecer um pouco da história do café e de Ibiporã.
Curiosidades
► Ibiporã fica a cerca de 15 quilômetros de Londrina.
► A obra Cristo Libertador, de Henrique de Aragão, foi feita por volta de 1965. Na época, a estátua não foi bem aceita pelos moradores por mostrar a imagem de Cristo nu. Posteriormente, em 2014, foi alocada no museu.
► O museu faz parte do Complexo Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã, que abriga ainda as casas históricas dos ferroviários, o auditório dos pioneiros e as secretarias municipais de Educação e Assistência Social.
Participaram do presstrip jornalistas e blogueiros de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina (eu!). Assim como o Destino Mundo Afora, os blogs Mala Inquieta, Diário de Viagem, Fui Gostei Contei, Viagens Cinematográficas e Giros por Aí. E no Matraqueando também é possível conferir alguns posts sobre a Rota do Café…
O blog Destino Mundo Afora participou desta viagem a convite do Sebrae/PR. Transportes, passeios, hospedagem e alimentação estavam inclusos. Contudo, o texto é isento e reflete as opiniões verdadeiras da autora. A viagem ocorreu em outubro de 2014.
Fotos: Destino Mundo Afora
Já foi um começo e tanto essa nossa viagem! 🙂
Tati querida, obrigada pelo prestígio dedicado ao Museu do Café, grandioso na memória e no esmero com o acervo!
Museu do Café. Vou conhecer.
Verdade, foi muito bom!!
Oi Luciana, obrigada também pela oportunidade de conhecer a Rota do Café. Foi excelente!!
Vale a pena, Marcos! 🙂