Jardim de La Fontaine, em Nimes
Postado por: Amanda MengerOs franceses são famosos por seus jardins. Exemplos não faltam como o Luxemburgo ou Tulheries, em Paris. Outro belo jardim é o La Fontaine, em Nimes, na região do Languedoc, no sul do país.
Com 15 hectares de área, o jardim foi construído no século 18. Naquele século foram realizados trabalhos para regularizar a fonte Nemausa. Durante as escavações foram encontrados restos de um santuário dedicado a Augusto e um teatro romano. Com estes vestígios, em 1745 o rei Luís XV pediu ao engenheiro e diretor de fortificações Philippe Mareschal que projetasse um jardim e então incorporasse essas ruínas.
A ideia de Mareschal foi deixar a fonte Nemausa no centro e com ruas simétricas e árvores alinhadas, bem ao modo francês, incorporou os vestígios da época romana que tinham sido realizadas. O jardim é ornamentado com várias estátuas, além de bancos e flores. O Jardim de La Fontaine também abriga o Templo de Diana e a Torre Magna.
Pela proposta do engenheiro seriam construídos terraços na encosta do monte Cavalier até a área da Torre Magna. No entanto, só o primeiro foi construído. No século 20, o monte foi transformado em um bosque. O lugar é bonito e vale a pena ser visitado durante o passeio ao Templo de Diana e a Torre Magna. É uma boa opção para um piquenique.
Serviço
►Site: Jardim de La Fontaine
►Endereço: Endereço: Les Jardins de la Fontaine, Place Guillaume Apollinaire, 30000 Nîmes, França
►Horários: de 1 a 30 de setembro, das 7h30 às 20h; de 1 de outubro a 1 de março das 7h30 às 18h30; de 2 a 31 de março das 7h30 às 20h e de 1 de abril a 31 de agosto das 7h30 às 22h
►Ingressos: o jardim tem entrada gratuita
Fotos: Destino Mundo Afora