Um dos símbolos da intelectualidade francesa: Sorbonne, em Paris
Postado por: Amanda Menger
Um dos símbolos da intelectualidade francesa, a Sorbonne é uma das atrações do Quartier Latin, junto com o Panteão e perto ainda dali, o Jardim de Luxemburgo. A universidade é destaque na área de Humana e Sociais Aplicadas. Minha orientadora de mestrado estudou lá na década de 1970 fazendo doutorado na área de Psicologia da Educação e tem histórias super legais, tipo ter conhecido o marido lá, um brasileiro que estudava Economia.
A Sorbonne é uma das universidades mais antigas da Europa. Em 1257, o confessor do rei Luís IX, Robert de Sorbonne fundou um colégio e a partir dele surgiu a universidade. Na década de 1970, como consequência dos protestos de maio de 1968, a universidade foi dividida em 13, todas autônomas, mas quatro delas, Paris I, III, IV e V ganharam um “sobrenome” de Sorbonne e ficam nos prédios antigos da rue des École.

A Igreja Santa Úrsula hoje é um espaço para eventos
Na visita a Paris em 2015, estivemos por lá. As visitas são possíveis para grupos. Mas para poder conhecer a universidade é necessário fazer um cadastro no site deles e programar a visita. Elas levam cerca de 1h30, de segunda a sexta e um sábado por mês.
Serviço
►Site: Sorbonne
►E-mail para organizar a visita: visites.sorbonne@ac-paris.fr
►Endereço: rue des Écoles, 47
►Metrô: Cluby – La Sorbonne
►Horário: visitas guiadas, de segunda a sexta e um sábado por mês
►Ingresso: 9 euros
Fotos: Destino Mundo Afora
