Rio da Prata, no Uruguai
Postado por: Amanda MengerEle foi chamado de mar, é conhecido como um rio, mas na realidade é um estuário. Fundamental para a história da Argentina, do Uruguai, do Paraguai e do Brasil, o Rio da Prata é uma presença muito forte para quem visita as cidades do Uruguai, especialmente Montevidéu, Colônia do Sacramento e Punta del Est.
O Rio da Prata é um estuário porque se forma a partir das águas dos rios Paraná e Uruguai e desagua no Oceano Atlântico, na região de Punta del Est. Ao todo são 290 km de extensão. O rio ganhou este nome por ser uma das vias de acesso, por dentro do continente (com águas internas) à região mineradora de prata de Potosí, na Bolívia, durante o período colonial. Tanto que a fundação da cidade de Buenos Aires, nas margens do Rio da Prata se deu em função de manter o controle sobre a navegação nestas águas. Aliás, Colônia do Sacramento foi fundada no fim do século XVIII, pelos portugueses, na margem oposta de Buenos Aires.
Nas cidades que visitamos, Montevidéu, Piriápolis, Colônia do Sacramento, Punta Ballena e Punta del Est, há praias, normalmente chamadas de Playas Mansas, por serem águas com ondas menores e um pouco mais tranquilas. Aliás, o encontro das águas do rio e do mar em Punta del Est é muito interessante, é possível ver a diferença entre os tons.
Ao visitar estas regiões, aproveite para fazer caminhadas, tomar chimarrão ou tererê, e contemple as belas vistas das águas. E se você visitar o Uruguai no verão aproveite para dar um mergulho no Rio da Prata. Como fomos em pleno inverno, ficamos só no molhar as mãos e pés.
Fotos: Destino Mundo Afora