Apaixone-se pela Itália também…

Postado por: Tatiana Dornelles

Um verdadeiro paraíso para turistas que vão pela primeira vez ou pela segunda, terceira, quarta… Para professores de arte e historiadores, amantes de grandes obras e seus mestres, casais apaixonados, famílias viajantes, desbravadores solos. Assim é a Itália: a-pai-xo-nan-te!

Nunca tinha ido para a Europa até então e, ao pisar em solo italiano (fui para Roma, Florença, Pisa, Nápoles e Vaticano), eis que foi “paixão à primeira vista”. Algo como se eu já tivesse vivido, estado e amado. Sei lá!

Então, neste post, a dica é: apaixone-se pela Itália também… E vou confessar porque esse país em formato de bota me deixou caída de amores e com vontade de voltar o mais rápido possível.

A cada cantinho há algo que fez parte da história, que chama a atenção, que rouba o nosso coração e que é preciso parar para apreciar e fotografar. Para mim, foram oito dias que poderiam ter se transformado, tranquilamente, em 15, 20, 30, 365 dias, por que não?

Coliseu

Basílica de Santa Maria Maggiore

Estar nessas cidades italianas é como estar dentro dos livros de história, literalmente, ou em programas de televisão. É como vivenciar todos aqueles momentos da Antiguidade e do Renascimento que a gente aprende na escola. Ou sentir-se íntima de Leonardo da Vinci, Michelangelo, Donatello e Rafael (os inspiradores às Tartarugas Ninjas), os grandes mestres da história da arte. E, claro, por tudo isso e muito mais, tive um affair intenso com a Itália durante os dias em que estive lá.

Museu do Vaticano

Então, sim, visite as principais atrações das cidades que citei, como o Coliseu, Foro Romano, Pompéia, Vaticano, as igrejas repletas de obras de arte, os museus, as fontes e passeie pelas ruas apreciando cada detalhe da arquitetura – elas revelam muito sobre o período histórico.

E as ruelas, estreitas, coloridas, bem como a gente vê nos filmes, com mesinhas de restaurantes, motonetas passando de um lado a outro e pessoas por todo lado. Tudo é encantador…

Ah, e ao entrar em igrejas, catedrais e castelos, não esqueça de olhar para cima. Você irá se surpreender com tamanha beleza artística. São tantas e tão belas catedrais, igrejas, basílicas, com suas cúpulas suntuosas, que é difícil não ficar horas apreciando os detalhes. E isso que fomos em poucas, perto das tantas que há.

A comida me “conquistou pelo estômago”, como diz o ditado popular, e vai te conquistar também. As pastas, verdadeiras massas italianas que nunca comi igual em outro lugar – a melhor, para mim -, a pizza napolitana, o gelatto italiano, a espumante, o vinho e a cerveja italiana. Não tem como segurar qualquer dieta e ou sair de lá com o mesmo peso que chegou. Então, prepare-se para ganhar uns quilinhos extras. Mas, jamais, jamais mesmo, deixe de experimentar e se deliciar com a culinária italiana.

Até o café expresso é muito saboroso, forte, marcante. Um gole apenas, mas intenso, inesquecível. Quanto à pizza, depois que provar, nunca mais irá sentir sabor parecido no Brasil ou em qualquer outro país… O que achava que era apenas coisa de cinema (aqueles chefs italianos preparando pratos lindos e apetitosos), pois bem, vi que é bem real. Tudo do bom e do melhor. Quer comer bem de verdade? Vá para a Itália.

Quer conhecer cada detalhe, caminhe. Caminhe muito. No outro dia, caminhe ainda mais. Permita-se sentir as irregulares pedras das ruas, o sobe e desce de morros, o cansaço do desbravamento. Caminhamos, em média, por dia, cerca de 20 quilômetros. Aprendemos a seguir sem mapas, na maioria das vezes, guiados pelo encanto que as cidades proporcionam (e por não termos comprado chip de celular hehehe).

Ah, e o que dizer de Roma toda iluminada? Se já é linda de dia, simplesmente resplandece durante a calada da noite! Tudo é muito iluminado, chamando a atenção para os principais pontos turísticos e edifícios históricos.

Pompéia, cidade devastada pelo vulcão Vesúvio

Torre de Pisa, em Pisa

Ponte Vecchio, em Florença

Não tinha gana de ir para a Europa, não tinha planos. Apenas surgiu a oportunidade de comprar o pacote e, quando vi, estava no avião rumo ao Velho Mundo, ao lado do meu companheiro de viagens.

Aterrissei em terras desconhecidas, desbravei cada lugar no tempo permitido, e cá estou, perdidamente apaixonada por tudo o que vi, vivi e curti. A Itália, sem dúvidas, ganhou  meu coração. E pode, perfeitamente, levar o seu também.

Fotos: Tatiana Dornelles | Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

***

  • Tatiana Dornelles é jornalista, professora de Arte e fotógrafa. Especialista em História da Arte, em Jornalismo para Editores e mestranda em Artes Visuais. Criou e mantém o blog Destino Mundo Afora desde 2011, bem como o canal no Youtube.
OBS: Proibida a reprodução ou utilização das imagens deste post sem a permissão da autora.

***

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial