Obelisco, em Buenos Aires
Postado por: Amanda MengerUm dos símbolos da capital argentina é o Obelisco. Também pudera, é realmente um monumento e para quem anda pelo centro, vira um ponto de referência, pois basta olhar para o horizonte e lá está ele.
Quando nós fomos, eu e meu irmão, em novembro de 2013, o seriado que amamos aqui no Destino Mundo Afora, Dexter, tinha recém terminado e o fim, tem algumas cenas que mostram a Hanna em Buenos Aires e o Obelisco de fundo. Tentamos achá-la e recuperar o bebê, mas não rolou (snif, snif).
O Obelisco foi construído para homenagear o quarto centenário da capital. Foram dois meses para concluir a obra, inaugurada em maio de 1936, portanto, completará 80 anos este ano.
A obra substituiu a igreja dedicada a São Nicolau de Mira. Naquela igreja, a bandeira da Argentina foi hasteada pela primeira vez, em 1812.
Poucos anos após a inauguração, a Câmara de Buenos Aires aprovou um decreto para demolição do monumento, mas foi vetado pela prefeitura, pois havia um vício de origem, ou seja, este tipo de projeto deveria partir do Executivo e não do Legislativo.
A praça do Obelisco é um ponto de encontro para os argentinos, especialmente para a realização de protestos, que muitas vezes acabam na plaza de Mayo, em frente à Casa Rosada.
Em cada uma das fachadas do monumento há inscrições, cada uma homenageando um momento importante da história da capital ou do país. Em datas comemorativas, o Obelisco pode receber uma “roupa” especial, como faixas para marcar um evento significativo como no Dia Mundial da Aids.
Chama a atenção para a quantidade de outdoors na confluência entre as avenidas Corrientes e 9 de Julho e as diagonais que partem do Obelisco. Lembra um pouco a Times Square, em Nova Iorque, e a Piccadilly Circus, em Londres.
Logo depois do Obelisco, seguindo pela avenida 9 de Julho, uma das mais importantes da capital, pode-se ver o prédio com uma imagem de Evita Peron, figura sempre presente no imaginário dos argentinos.
Serviço:
► Endereço: O Obelisco está situado no cruzamento de duas avenidas importantes: Corrientes e 9 de Julho.
► Metrô: Um dos mais próximos é a estação 9 de Julho.
Ai, como eu amo Buenos Aires. O Obelisco é realmente um ponto de referência. Quando estávamos lá, bastava procurá-lo e nunca nos perdíamos!
Beijos
Angelica
http://www.comidaseviagens.com.br