Motivos pelos quais amo Porto Alegre

Postado por: Tatiana Dornelles

“Porto Alegre é que tem, um jeito legal. É lá que as gurias, etc e tal. Nas manhãs de domingo, esperando o Gre-Nal. Passear pelo brique, num alto astral…”. A canção “Porto Alegre é demais”, de Isabela Fogaça, retrata um pouco dos encantos da cidade. A capital gaúcha sempre foi meu destino de férias, quando ainda era criança e aproveitava para viajar para lá com meus avós paternos Anselmo e Nilza (saudosos!). A rua General Lima & Silva esquina com a República, na Cidade Baixa, era o meu paradeiro, no prédio que meus avós paternos moravam desde que nasci.

226268_337715022983266_1436748621_n-copy
Quando ia para Porto, carinhosamente conhecida, adorava passear com eles por diversos locais: Redenção, Centro, Praia de Belas, etc. Além de ter conhecido parques, lojas, shoppings e outras coisinhas mais, o que mais gostava também era a conversa que tinha com eles durante nossos passeios. Isso, sim, é inesquecível e especial.
Pois bem, não é à toa que amo Porto Alegre e, por isso, resolvi listar os motivos pelos quais amo esta cidade gaúcha…

1- Minha terra natal
O primeiro motivo para amar Porto Alegre tinha que ser este: é minha terra natal. Foi lá que nasci e que até hoje tem uma parte do meu coração. Na infância e adolescência, sempre passava férias em Porto. Meus avós faziam de tudo para me levar (ficava quase dois meses, às vezes). Foi com eles que conheci grande parte da cidade (conheço quase tudo!) e que vivenciei momentos maravilhosos.

dsc08780-copy

2- Lima & Silva com República
Na esquina da Lima & Silva com República, na Cidade Baixa, é onde fica o edifício Cerro Largo, onde meus avós moravam desde que nasci. O prédio era pertinho do Centro – cerca de 20 minutos a pé – e do Praia de Bellas Shopping. Adorava andar naquele imenso corredor e chegar no apartamento dos meus avós, além de ficar contemplando a vista para a cidade lá de cima. Era o 6º andar, equivalente a oito andares. De lá, da janela, minha paisagem preferida era à noite. Tenho boas recordações daquela esquina, do prédio, de tudo.

427497_337715082983260_1961272298_n-copy

3- Pastelina, aaammmooo!
O salgadinho Pastelina, uma massa crocante e salgada, me lembra Porto Alegre e a infância. Para mim, é um dos melhores petiscos que comi (e sempre será o melhor) e combina com tudo: suco, refrigerante e, claro, cerveja gelada. Todas as vezes que vou a Porto, é parada obrigatória ir ao Zaffari e comprar muitos, muitos e muitos pacotes de Pastelina. Ah, meus filhos adoram também… 🙂

poa-ago-20152-148-copy

4- Zaffari Supermercados
Aprendi, desde pequena, a ir no Zaffari. O supermercado fica bem na rua Lima & Silva, menos de uma quadra do prédio que meus avós moravam, e sempre ia com minha avó Nilza fazer compras por lá. Adorava transitar pelos corredores, parar nos consultores para provar novos produtos e comprar Pastelina. hehehe É minha parada obrigatória em Porto Alegre.

noticia-720c-copy

5- Cidade que respira cultura
Porto Alegre sempre foi uma cidade que respira… cultura. Livrarias, bibliotecas, museus, teatros, exposições e feiras de livro estão sempre cheios de gente. É incrível como as pessoas realmente leem, sejam livros ou jornais, e participam de eventos culturais. Acho que é uma das capitais brasileiras mais cultas, por assim dizer.

dsc08776-copy

6- Opções de lazer
Parques, praças, barzinhos, shows, museus, teatros, etc. Porto Alegre tem tudo o que uma cidade grande tem a oferecer quando o assunto é lazer. Em todo lugar e a qualquer dia da semana, há opções. Para quem gosta de ir a barzinhos/lanchonetes é bom saber que em alguns bairros o fechamento é cedo, por volta das 23h, por questão de segurança. Mas na Cidade Baixa, por exemplo, bem na rua Lima & Silva, o agito é grande e vai até mais tarde. Tanto durante o dia quanto à noite, os barzinhos colocam as mesinhas nas calçadas, proporcionando um ambiente diferente e agradável.

10012222_690765450988163_1562221553_o-copy

7- Parque da Redenção: o melhor passeio
O que me recordo dos domingos de férias em Porto Alegre? Os passeios no parque da Redenção. Era praxe! Ia sempre com meus avós (ou com meus pais, quando viajavam junto). Adorava ver os itens da Feira do Brique, comer comidinhas de rua (como pipoca, algodão doce, churros) enquanto andava pelo parque, andar de pedalinho, ver o zoológico, os peixes do laguinho, passar pelos chafariz e os cantinhos incríveis que a Redenção tem. É também uma parada obrigatória quando visito (mesmo que rapidamente) a cidade.

porto-alegre-cirque-du-soleil-136-copy

8- Feira do Brique
No parque da Redenção, todos os domingos de manhã, ocorre a tradicional Feira do Brique. Sempre amei passear com meus avós ou meus pais e ver todas aquelas antiguidades, itens artesanais, bolsas de couro, etc. Na verdade, na maioria das vezes, sempre saía com alguma coisinha. Depois de circular por toda a feira, a volta era por dentro da Redenção. Tudo sem pressa, curtindo, porque vale muito a pena. Sinto saudades, pra falar a verdade.

brique-copy

9- Mercado Público
Outro lugar que sou apaixonada é o Mercado Público. Lá tem de tudo: verduras, legumes, frutas, carnes, peixes, erva-mate, itens gaúchos, como cuias, garrafas, kits, etc. O passeio é superlegal e sempre que vou lá, faço o tour e dou uma paradinha para tomar um café ou um chope.

poa-ago-2015-18-copy

10- Feiras pela cidade
No calçadão ou próximo à Praça da Alfândega sempre tem algumas feirinhas bem interessantes, com itens da tradição gaúcha ou bolsas de couro com preços bem acessíveis. Curto muito ver estas feirinhas e, claro, comprar algumas coisas…

poa-ago-2015-102-copy

Então, estes são apenas alguns motivos pelos quais amo Porto Alegre. Confesso: tem muito mais. E não vejo a hora de voltar… E você? Tem algum motivo para amar Porto Alegre? Então, conta pra gente nos comentários… 🙂

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial