Maison Carrée, em Nimes
Postado por: Amanda MengerUm templo romano, a Maison Carrée é uma das atrações de Nimes, no sul da França, na região do Languedoc-Roussilion. O prédio foi construído entre 19 e 16 a.C. por ordens do imperador Otávio Augusto. O local fica na área central da cidade, não muito longe da Arena de Nimes, sendo caminho para os Jardins de La Fontaine, Templo de Diana e Torre Magna, outros monumentos que demonstram que a cidade foi construída com influência romana na antiga Gália.
Maison Carrée significa casa quadrada. A construção segue o plano arquitetônico do templo de Apolo, em Roma. O local foi construído para ser o espaço de culto aos netos de Augusto, Caio e Lucius. Ele se constituí por um único cômodo, chamado de “cella”, que seria o espaço de habitação do deus ao qual o templo era dedicado.
O estilo de construção dos templos romanos é inspirado nos similares gregos. Exemplo disso são os degraus, as colunas, o frontão e o espaço interno, exatamente nos moldes gregos. A Maison Carrée já serviu de igreja e seu uso contínuo é que teria garantido a preservação das características romanas.
Em 2006 foi revitalizado e hoje serve como uma sala de cinema. No local é exibido um filme de 30 minutos, “Nemausus, la naissance de Nîmes”, que reconta a história de Nimes.
Confira o trailer do filme:
Serviço
►Site: Maison Carrée
►Endereço: Place de la Maison Carrée, 30000
►Ingresso: o bilhete custa 13 euros e dá direito a entrada na Maison, na Arena e ainda na Torre Magna
►Horário: abre diariamente. Entre novembro e fevereiro, o horário é das 10h às 13h e das 14h às 16h30, em março e outubro, das 10h às 18h, em abril, maio e setembro, das 10h às 18h30, em junho das 10h às 19h e em agosto das 9h30 às 20h.
Fotos: Destino Mundo Afora