Museu do Louvre: antiguidades e fortaleza medieval

Postado por: Amanda Menger

Além de ser um dos grandes acervos de pinturas e esculturas, o Museu do Louvre também tem muitos objetos da chamada Antiguidade Clássica Grego-Romana, mas também Egípcia e Mesopotâmica. Alguns itens são importantes de serem melhor apreciados em uma visita ao Louvre.
Entrando pelo subsolo, pela ala Sully é possível conhecer as fundações do palácio, ainda como uma fortaleza medieval. Importante saber que Paris inicialmente era habitada pela tribo dos Parísios, de origem celta, posteriormente foi dominada pelos romanos e depois pelos francos, sendo escolhida por Clóvis como local para sediar seu governo (por volta do século VI). A cidade teve sua importância ampliada no século XII por conta do comércio e isso levou o rei Felipe II a determinar a construção de uma nova fortaleza. No século XVI, o rei Francisco I manda destruir o antigo prédio e o substitui pelo prédio atual, em estilo Renascentista.

Muralhas da antiga fortaleza medieval do Louvre

Maquete do Louvre e dos jardins das Tulherias

Grande parte do acervo egípcio do Louvre está relacionado às guerras napoleônicas e ao interesse despertado no século XIX pelo Egito e sua história milenar. O acervo contém múmias humanas e de animais, trechos do Livro dos Mortos em papiro, joias, esculturas, móveis, entre outros objetos. Não espere, no entanto, encontrar nenhuma múmia famosa, as mais importantes estão no Museu do Cairo, no Egito.

Vasos canópicos, onde eram colocados os órgãos dos corpos que eram mumificados.

Papiros com o Livro dos Mortos

Estátuas da deusa Bastet, ligada à fertilidade e à prosperidade

Isís e Osíris

Nesta parte das Antiguidades não se restringe ao Egito. Há também muitos objetos e obras de arte greco-romanas, com destaque para muitas estátuas, como as famosas Vitória de Samotrácia e Vênus de Milo.

Murais e esculturas greco-romanas

Ainda em relação à Antiguidade, há exemplares também da Mesopotâmia, como uma pedra com o Código de Hamurabi  e o Touro Alado, Shedu, um alto relevo de origem sumérico.

Detalhe da pedra do Código de Hamurabi

Serviço

►Site: Museu do Louvre
►Horário: O museu abre diariamente das 9h às 18h (é fechado nas terças-feiras e nas quartas e sextas fica aberto até as 21h45). Nos feriados de 1° de janeiro, 1° de maio e 25 de dezembro ele também não abre.
►Metrô: Palais-Royal Musée du Louvre (linhas 1 e 7)
►Ingressos: Para adultos, 17 euros, mas há vários descontos e o Louvre está no Paris Pass Museum, o que dá acesso diferenciado (fila mais rápida).

Fotos: Destino Mundo Afora

Aviao
Gostou?
Então, deixe seu comentário, curta nossa fanpage no Facebook e siga nosso perfil no Twitter e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial