Panteão, em Paris
Postado por: Amanda Menger
Construído para ser uma igreja, o Panteão, em Paris, é hoje um mausoléu. Lá estão sepultados cerca de 70 pessoas, consideradas figuras importantes para a França, entre eles cientistas como Mary Currie, filósofos iluministas como Jean-Jacques Rosseau e escritores como Victor Hugo e Alexandre Dumas.
A ideia de construir o Panteão veio em 1764. O rei Luís XV queria construir uma basílica em homenagem a Santa Genoveva, padroeira de Paris. Ele tinha sobrevivido a uma grave doença e resolveu após a cura agradecer a santa construindo uma nova igreja no lugar da antiga.
O arquiteto Soufflot desenhou um prédio aos moldes das antigas construções greco-romanas, que tinham voltado a ser moda, com o neoclassicismo. As obras só foram concluídas em 1790, em plena Revolução Francesa. Com o governo revolucionário o prédio nunca foi consagrado e virou então um mausoléu.
Nas duas vezes que visitei o Panteão ele estava em obras, por isso, o Pêndulo de Foucault tinha sido retirado e a cúpula estava inacessível. O prédio sofre com problemas estruturais e as obras eram para reforçar a fundação e resolver os danos e rachaduras.
No térreo, onde seria a igreja, os bancos e o altar foram substituídos por grandes painéis pintados. Já na cripta, no subsolo é onde descansam os heróis da França, tanto que na fachada está escrito “Aos grandes homens, a pátria é grata).
Em dias de sol, as escadarias do Panteão se transformam. Muitas pessoas aproveitam e fazem o almoço por lá. Bem pertinho dali está o Jardim de Luxemburgo.
Serviço
►Site: Panteão
►Endereço: Place du Panthéon
►Horário: diariamente das 10h às 18h
►Ingresso: A tarifa plena é de 9 euros ou pode utilizar-se do Paris Pass Museum
►Metrô: Cardeal Lemoine ou Luxemburgo
Fotos: Destino Mundo Afora

Uau… esses museus sempre me impressionam. A arte, as esculturas… tudo maravilhoso.