Um dia diferente na Reserva Extrativista do Pirajubaé (Resex), em Florianópolis
Postado por: Tatiana DornellesNunca pensei que pisaria em um banco de areia em meio a uma das lagoas de Florianópolis e (ainda) com vista para a famosa Ponte Hercílio Luz. Mas, sim, eu tive essa vivência durante a participação no projeto Turismo de Experiência – Santa Catarina em todos os Sentidos, promovido pelo Sebrae/SC. Essa experiência diferente ocorreu na Reserva Extrativista do Pirajubaé (Resex), na Via Expressa Sul.
A reserva é a primeira de uso sustentável no Sul do Brasil com uma área de cerca de 1.444 hectares de belezas naturais protegidas, além de ser um dos maiores patrimônios naturais e culturais da ilha. Lá, fomos muito bem recebidos por pescadores locais, que explicaram um pouco sobre a área e a atividade que iríamos fazer – simular a coleta de berbigão, um tipo de molusco muito comum na Ilha da Magia e presente nos pratos típicos. Depois, em barcos de pesca, fomos levados ao banco de areia.
O trajeto, de barco, foi divertido. Afinal, o “medo” de virar e cair na água era grande. hehehe Mas, apesar de ter demorado um pouquinho até chegarmos ao banco de areia, deu tempo para conversar com os colegas jornalistas e blogueiros de viagem que estavam no mesmo barco e trocar ideias interessantes. O legal foi justamente vivenciar o dia a dia destes pescadores, mesmo que por pouco tempo, que saem cedo para pescar e colher os moluscos em seus barquinhos. E é essa a proposta da Ecoexperiências: fazer com que o turista tenha a vivência de passear no barco conduzido por pescadores artesanais e extrativistas e aprenda sobre a colheita de berbigão, feita de forma artesanal.
No banco de areia, alguns blogueiros participaram de uma tarrafada, enquanto outros ficaram atentos aos conhecimentos sobre a vida marinha do pescador Aristides Avelino Raulino, que nos acompanhou. Ele falou sobre a coleta de berbigões, a Resex e o manguezal quase inexplorado que permite a observação de aves, bem como explanou sobre algumas espécies que foram encontradas por lá.
A volta também foi divertida e, ao chegar em terra firme, fomos agraciados com um cardápio típico para lá de especial e delicioso: peixe, pirão e salada. E, detalhe, os peixes foram fritos em um fogaréu diferente… A experiência foi incrível e, infelizmente, o tempo estava ruim. Se o sol estivesse firme e forte, com certeza, as fotos ficariam ainda melhores…
Sobre a viagem, já contei aqui no blog alguns momentos marcantes, como o Ecorafting, a hospedagem no Jurerê Beach Village e a visita ao Projeto Tamar.
Fotos: Destino Mundo Afora